quinta-feira, 5 de junho de 2008

Sistema único de pagamentos europeu arranca esta 2ª feira

Em toda União Europeia
Processo está a ser feito de forma faseada
-
A partir desta segunda-feira, dia 28 de Janeiro, vai ser possível a qualquer cidadão da União Europeia fazer transferência em euros, com as mesmas regras, independentemente da sua localização.
-
Trata-se do arranque da SEPA, Área Única de Pagamentos em Euros («Single Euros Payment Área») , que incluí os 27 estados-membros da EU e, países como Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
-
As exigências de nível de qualidade e prazos de arranque foram definidas e estabelecidas pelo Banco Central Europeu, enquanto o desenho e as especificações foram da responsabilidade do Conselho Europeu de Pagamentos.
-
Meios de pagamento
-
As transferências a crédito, os débitos directos e os cartões (tanto de débito como de crédito) são os meios de pagamento abrangidos pela SEPA.
-
No entanto, todo este processo está a ser feito de forma faseada. O pagamento através de cartões de crédito e de débito entrou em vigor no passado dia 1 de Janeiro, já os débitos directos que por razões técnicas e legais, só devem passar à prática em Outubro de 2009. (Agência Financeira)