domingo, 15 de junho de 2008

OPERAÇÃO FURACÃO VAI FICAR A DESCOBERTO


«É a primeira decisão polémica decorrente do novo Código de Processo Penal. O Tribunal da Relação de Guimarães limitou a seis meses o prazo de segredo de justiça de um processo de criminalidade económica. Esta primeira jurisprudência, caso venha a ser seguida por outros tribunais superiores, irá deitar por terra toda a investigação de crimes económicos e de corrupção.
-
Na opinião de Cândida Almeida, directora do Departamento de Investigação e Acção Penal, o caso de Guimarães é uma ameaça não só aos processos em curso, como é o caso da ‘Operação Furacão, como à própria investigação dos crimes económicos. Cândida Almeida explica que a partir do momento em que a defesa dos arguidos tem acesso aos processos e a todos os elementos recolhidos até esse momento pelos investigadores pode não só destruir provas como antecipar todos os passos futuros das autoridades. » [Correio da Manhã]
-
Parecer: Se este furacão há muito que não passa de uma ligeira brisa, agora vai amainar de um todo. É o que sucede quando são os poderosos a ser alvo da justiça, nada de novo.
-
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro da Justiça de mais uma nódoa resultante da sua política.» (In "O JUMENTO")
-

Sem comentários: