sábado, 28 de junho de 2008

Acções; Primeiro semestre negro no mercado dos capitais

-
Voaram da Bolsa 20 mil milhões
-
O valor do PSI 20 (soma de todas as acções multiplicadas pelas respectivas cotações) era de quase 86 mil milhões de euros no fim de 2007. Este ano, a capitalização bolsista do índice mais importante da praça financeira portuguesa está nos 66 mil milhões de euros. Ou seja: em termos de valor de mercado, o PSI 20 perdeu 20 mil milhões de euros. Esta verba representa mais de 12 por cento da riqueza produzida em Portugal no ano passado.
-
Ontem, o PSI 20 fechou nos 9004 pontos, com a quebra de 2,45 por cento, e chegou a cotar-se nos 8991 pontos, o nível de Fevereiro de 2006.
-
Em 2008, o PSI 20 é o índice europeu com a maior quebra: quase 31 por cento.
-
O BCP, que era uma das empresas com a maior capitalização bolsista, mais de 15 mil milhões de euros há um ano, tem contribuído para a perda de valor do PSI 20. O maior banco privado português caiu ontem quase cinco por cento, para 1,4 euros, e, em termos de capitalização bolsista, vale 6,57 mil milhões de euros. Este ano, os títulos do BCP desvalorizam-se mais de 52 por cento. Devido a este desempenho, Joe Berardo, que detém cerca de oito por cento do BCP e sete por cento da ZON, está com uma perda potencial de 560 milhões de euros.
-
A Sonae SGPS, a 80 cêntimos, é o título do PSI 20 com a maior desvalorização: quase 59 por cento. A Sonaecom cai mais de 30 por cento, para 2,19 euros. Também com sinal negativo está a Sonae Indústria. Belmiro de Azevedo, accionista destas três empresas, está com a quebra potencial de 1,6 mil milhões de euros.
-
Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal, se vendesse as acções da Galp ontem, perderia 635 milhões de euros. A petrolífera desvaloriza-se mais de 23 por cento este ano.
Manuel Fino, que controla a Soares da Costa e detém acções do BCP, perde, potencialmente, 350 milhões de euros. (Correio da Manhã)
-
Notas do Papa Açordas: Este é o país real que o sr.sócrates não fala. Para ele, tudo é cor de rosa, e a crise? A crise, para aquele senhor, também deve ser cor de rosa...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

cor que lhe fica bem....;)
M