segunda-feira, 30 de junho de 2008

Inflação atinge recorde na Zona Euro

-
A inflação na zona euro atingiu em Junho os 4 por cento, face a igual mês do ano anterior, um novo recorde desde a criação desta zona em 1999, segundo uma primeira estimativa hoje publicada pelo Eurostat.
-
A inflação é puxada em alta pelos preços do petróleo, que ultrapassaram pela primeira vez quinta-feira passada, a barra simbólica dos 140 dólares em Londres como em Nova Iorque, e pelos preços dos produtos alimentares.
-
Segundo os economistas, que recalcularam para os anos anteriores a 1999 a inflação teórica dos países que integram hoje a zona euro, a inflação evolui a níveis recordes desde o início dos anos 1990.
-
O recorde anterior, estabelecido em Maio, era de 3,7 por cento.
-
Os 4 por cento atingidos em Junho ultrapassam as previsões dos analistas consultados pela agência Bloomberg, que apontavam para uma subida de 3,9 por cento em Junho.
-
Esta taxa de inflação situa-se muito além do limite tolerado pelo Banco Cemtral Europeu (BCE), cujo objectivo a médio prazo para a zona euro é uma inflação ligeiramente inferior aos 2 por cento.
-
A inflação na zona ultrapassa este patamar desde Setembro de 2007.
-
O novo recorde do mês de Junho deverá confortar o BCE na sua vontade aumentar as suas taxas de juro na reunião do seu conselho de Governadores de quinta-feira, na esperança de impedir uma espirala inflacionista.
-
Os analisats esperam um aumneto de um quarto de ponto da sua taxa directora de referência para 4,25 por cento. (Jornal de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: Vão ver que, neste país cor de rosa à beira mar plantado, a inflação em 2008 não passará dos 2,1%...Porquê? Foi esse o aumento dos funcionários públicos, e o (des)governo não vai querer corrigir... Boa piada, não é?!!!
-

Sem comentários: