segunda-feira, 30 de junho de 2008

Jaime Silva: acusado por Marcelo Rebelo de Sousa de incompetente e nulidade absoluta...

-
Ministro reage às críticas do comentador político
Jaime Silva acusa Marcelo Rebelo de Sousa de falta de "honestidade intelectual"

-
Jaime Silva acusou hoje Marcelo Rebelo de Sousa de falta de “honestidade intelectual” e incoerência, depois de ontem à noite o comentador o ter apelidado de “maior incompetente do mundo”.
-
Num comentário às declarações do ministro da Agricultura – que na semana passada criou uma tempestade política ao acusar dirigentes da CAP e a CNA de ligações a interesses partidários –, Marcelo Rebelo de Sousa disse na RTP não perceber por que razão José Sócrates ainda não demitiu o ministro da Agricultura.
-
Jaime Silva “é o maior incompetente do mundo”, afirmou o professor de direito, dizendo que o primeiro-ministro só tem a perder em mantê-lo no seu Governo. “Nós em Direito temos uma figura que se chama a nulidade. Um acto é nulo quando não pode produzir nenhum dos efeitos que normalmente devia produzir, produz outros negativos e é insanável. É como o ministro da Agricultura, uma nulidade absoluta”, declarou.
-
Reagindo a estas declarações, o ministro da Agricultura disse esta manhã aos microfones do “Radio Clube” que o comentador “longe demais” nas críticas que lhe fez: “Quando as pessoas se manifestam sobre outras que não conhecem de todo, eu acho que há aqui um problema de honestidade intelectual. Seguramente, Marcelo Rebelo de Sousa não tem os mesmos padrões de rigor, de honestidade intelectual que eu”.
-
Notas do Papa Açordas: Nunca o professor Marcelo falou tão acertadamente, ao catalogar o sr.Silva, como "o maior incompetente do mundo" e "uma nulidade absoluta". Apoiamos inteiramente. O sr.Silva e toda a sua equipa, incluindo os inenarráveis directores regionais, já há muito podiam ter ido para a rua...pois talvez os varredores pudessem fazer alguma coisa deles...
-

Inflação atinge recorde na Zona Euro

-
A inflação na zona euro atingiu em Junho os 4 por cento, face a igual mês do ano anterior, um novo recorde desde a criação desta zona em 1999, segundo uma primeira estimativa hoje publicada pelo Eurostat.
-
A inflação é puxada em alta pelos preços do petróleo, que ultrapassaram pela primeira vez quinta-feira passada, a barra simbólica dos 140 dólares em Londres como em Nova Iorque, e pelos preços dos produtos alimentares.
-
Segundo os economistas, que recalcularam para os anos anteriores a 1999 a inflação teórica dos países que integram hoje a zona euro, a inflação evolui a níveis recordes desde o início dos anos 1990.
-
O recorde anterior, estabelecido em Maio, era de 3,7 por cento.
-
Os 4 por cento atingidos em Junho ultrapassam as previsões dos analistas consultados pela agência Bloomberg, que apontavam para uma subida de 3,9 por cento em Junho.
-
Esta taxa de inflação situa-se muito além do limite tolerado pelo Banco Cemtral Europeu (BCE), cujo objectivo a médio prazo para a zona euro é uma inflação ligeiramente inferior aos 2 por cento.
-
A inflação na zona ultrapassa este patamar desde Setembro de 2007.
-
O novo recorde do mês de Junho deverá confortar o BCE na sua vontade aumentar as suas taxas de juro na reunião do seu conselho de Governadores de quinta-feira, na esperança de impedir uma espirala inflacionista.
-
Os analisats esperam um aumneto de um quarto de ponto da sua taxa directora de referência para 4,25 por cento. (Jornal de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: Vão ver que, neste país cor de rosa à beira mar plantado, a inflação em 2008 não passará dos 2,1%...Porquê? Foi esse o aumento dos funcionários públicos, e o (des)governo não vai querer corrigir... Boa piada, não é?!!!
-

Partido Socialista prejudica imagem de Évora

-
A Comissão Política da Secção de Évora do PSD, fez sair uma Nota de Imprensa, em que, referindo-se ao caso "Príncipe da Transilvânia", faz graves acusações à Câmara Municipal de Évora e ao seu presidente. Passamos a transcrever:
-
"Os desenvolvimentos do caso do suposto "Príncipe da Transilvânia" vieram pôr a nu a cegueira do PS no seu apego ao poder autárquico em Évora, deitando mão a tudo o que lhe possa servir de bandeira eleitoral, mesmo que vindo de paragens incertas e principados virtuais, para anunciar miraculosos investimentos e empregos a criar das trevas para o dia.
-
A mediatização do caso, nos órgãos de comunicação nacionais, acarreta um inevitável efeito de debilitação da imagem de Évora enquanto potencial destino de investimentos nacionais e estrangeiros que possam ter colocado o concelho entre as suas opções.
-
Enquanto os eleitos municipais do PSD reforçam, pela sua acção, a imagem de Évora, o Presidente da Câmara, eleito pelo PS, encarrega-se de deitar pelo cano a imagem da cidade e do concelho perante potenciais investidores nacionais e estrangeiros. Para os que se têm deixado confundir por artistas da propaganda é hoje clara a verdade de que há em Évora uma distinção profunda entre estas duas forças políticas.
-
Que credibilidade atribuirão as instituições financeiras a futuras intenções de investimento, apadrinhadas por uma Câmara Municipal que é ludibriada pelo mais amador vendedor de banha da cobra, e a quem é oferecido, de mão beijada, terreno no Parque Industrial e acolhimento de Estado?
-
Que credibilidade atribuirão os eleitores eborenses ao Presidente da Câmara de Évora quando este voltar a anunciar, pela enésima vez, que será no próximo mês o início da construção de uma fábrica de aviões que criará milhares de postos de trabalho, repetidamente prometida há 5 anos?
-
Que credibilidade pode ter o Presidente de uma Câmara Municipal que se revele incapaz de separar o trigo do joio em matéria de intenções de investimento, sacrificando a imagem de um concelho à sua ânsia de aproveitamento eleitoral de promessas que muda em todas as campanhas eleitorais sem concretizar nenhuma?
-
A derrocada eleitoral do PS em Évora não podia ser mais certa nem mais necessária, a bem da salvação do futuro do concelho. "
-

Foto de família

------------------------------------------------------------Carmelo Rubio / EFE
-
Foto de familia. Los Reyes Juan Carlos y Sofía, el presidente del Gobierno, José Luis Rodríguez Zapatero y demás autoridades, posan junto a los jugadores y técnicos en los vestuarios del equipo español tras la victoria en la final de la Eurocopa ´08. España ganó a Alemania en la final. (20 Minutos)

domingo, 29 de junho de 2008

Campeones de Europa!!!!

-
¡¡¡¡Campeones de Europa!!!!. El árbitro pita el final del partido y los jugadores de España se reunen en una piña para celebrarlo. (20 Minutos)
-

Sócrates - a pregar aos militantes...

-
Milhares de pessoas manifestaram-se ontem por todo o país contra novas leis laborais
Sócrates acusa detractores do novo código de trabalho de promoverem "embuste monumental"

-
O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu hoje que as alterações ao Código de Trabalho aprovadas em sede de Concertação Social são boas para os trabalhadores e acusou os detractores da nova legislação laboral de promoverem um "embuste monumental".
-
"Há para aí quem lance um embuste monumental dizendo que esta nova reforma do código laboral visa manter a precariedade, mas isso não resiste à menor análise em concreto das propostas", disse José Sócrates um dia depois de milhares de pessoas terem saído às ruas em várias capitais de distrito do país para contestar a revisão do Código do Trabalho, em acções promovidas pela CGTP.
-
Estas propostas combatem a precariedade tal como todos aqueles que estão no regime precário - recibos verdes ou contratos a prazo - bem sabem", disse José Sócrates, acrescentando que a nova legislação também proporciona "melhores condições, à Inspecção de Trabalho e aos tribunais, para combaterem os recibos verdes ilegais".
-
O primeiro-ministro, que falava a cerca de duas centenas de militantes socialistas, em Setúbal, numa iniciativa em que também participou o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, afirmou que o novo Código de Trabalho contém "soluções inovadoras" que assentam em dois pilares fundamentais: "maior flexibilidade dentro das empresas e combate à precariedade".
-
Notas do Papa Açordas: Como pode sócrates acusar o PCP de manipular a CGTP, quando é o mesmo sócrates a manipular a UGT? Alguém duvida que a UGT existe só para assinar acordos vergonhosos con o governo? Não hajam ilusões.... Quanto ainda a não ter aparecido um primeiro-ministro a fazer o mesmo, estamos conversados, é porque ainda não tinha aparecido um tão de direita como ele...
-

ZIMBABWE - a farsa continua

-
Depois de ter sido anunciado o adiamento dos resultados para amanhã
Mugabe consegue 90,2 por cento dos votos e toma posse, pela sexta vez, como Presidente

-
O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi hoje investido como Presidente, para cumprir um sexto mandato, aos 84 anos, com 24 no poder, depois de já ter sido anunciado que a tomada de posse ficaria adiada para amnahã.
-
Mugabe que era o único concorrente às eleições, conseguiu 90,2 por vento dos votos num escrutínio classificado por alguns países como uma farsa.“Servirei o país como Presidente com justiça e sinceridade, assim Deus me ajude”, jurou Mugabe hoje, menos de 24 horas após o fecho das urnas na segunda volta das eleições presidenciais.
-
Esta segunda volta das eleições presidenciais foi boicotada pelo principal partido da oposição, o MDC, Movimento para a Mudança Democrática,dirigido por Morgan Tsvangirai, que abandonou a corrida para evitar a violência que se instalou nos últimos dias no país. Numa primeira volta, a 29 de Março, o partido da oposição ganhou, apesar de por pouca margem, de acordo com o registo da Comissão Nacional de eleições.
-
Notas do Papa Açordas:Há muito que não se assistia a uma farsa deste calibre. Todos nós sabemos que Tsvangirai ganhei logo na primeira volta, e por maioria absoluta, tendo sido o resultado final escamoteado e falseado pela Comissão Nacional de eleições, certamente a mando do ditador. Um resultado destes (90,2%) é de fazer inveja a Sócrates...
-

O elefante e a cobra...

Mais uma anedota chegada por e´mail:
-
Um elefante vê uma cobra pela primeira vez.
-
Muito intrigado pergunta:
-
- Como é que fazes para te deslocar? Não tens patas!
- É muito simples - responde a cobra - rastejo, o que me permite avançar.
- Ah... E como é que fazes para te reproduzires? Não tens tomates!
- É muito simples - responde a cobra já irritada - não preciso de tomates, ponho ovos.
- Ah... E como é que fazes para comer? Não tens mãos nem tromba para levar a comida à boca!
- Não preciso! Abro a boca assim, muito grande, e com esta enorme garganta engulo a minha presa directamente.
- Ah... Ok! Ok! Mas então, resumindo, rastejas, não tens tomates e só tens garganta... Só podes ser Chefe!!!
-

Faro - desembarque de droga na Praia dos Estudantes, frente a Faro

-
PJ apreendeu três toneladas de haxixe no Algarve
-
A Polícia Judiciária realizou este fim-de-semana duas apreensões de droga no Algarve, em que confiscou três toneladas de haxixe que chegaram por barco.
-
A operação de maior envergadura aconteceu em Faro, onde foram apreendidos cerca de 2500 quilos de haxixe, distribuídos em 79 fardos. O director nacional da PJ no Algarve, Guilhermino da Encarnação, disse à RTP que operação abrangeu também a Guarda Fiscal e a PSP, que abordaram duas embarcações acostadas e detiveram seis pessoas.
-
Outra meia tonelada de haxixe foi apreendida pela GNR na margem do Guadiana, poucos quilómetros acima de Vila Real de Santo António, numa lancha. Foi preso um cidadão de origem marroquina, numa acção em que participam também as forças de segurança espanholas.
-
A costa da Andaluzia está com uma vigilância muito apertada, o que deverá estar a empurrar os traficantes de estupefacientes para desembarques na costa algarvia.
-
Notas do Papa Açordas: O desembarque do haxixe frente a Faro, desenrolou-se numa praia frente à doca, e que não dista mais de quinhentos metros, pelo que, pensando nos nossos filhos, é muito perigoso para a juventude da cidade algarvia. É preciso que as autoridades estejam muito atentas...
-

España celebra el pase a la final

------------------------------------------------------------------Brágimo / EFE
-
España se moja. Aficionados palentinos celebran el triunfo de España ante Rusia en la fuente de la Plaza de España de esa ciudad. (20 Minutos)
FOTOGALERÍA: España celebra el pase a la final
-

sábado, 28 de junho de 2008

Acções; Primeiro semestre negro no mercado dos capitais

-
Voaram da Bolsa 20 mil milhões
-
O valor do PSI 20 (soma de todas as acções multiplicadas pelas respectivas cotações) era de quase 86 mil milhões de euros no fim de 2007. Este ano, a capitalização bolsista do índice mais importante da praça financeira portuguesa está nos 66 mil milhões de euros. Ou seja: em termos de valor de mercado, o PSI 20 perdeu 20 mil milhões de euros. Esta verba representa mais de 12 por cento da riqueza produzida em Portugal no ano passado.
-
Ontem, o PSI 20 fechou nos 9004 pontos, com a quebra de 2,45 por cento, e chegou a cotar-se nos 8991 pontos, o nível de Fevereiro de 2006.
-
Em 2008, o PSI 20 é o índice europeu com a maior quebra: quase 31 por cento.
-
O BCP, que era uma das empresas com a maior capitalização bolsista, mais de 15 mil milhões de euros há um ano, tem contribuído para a perda de valor do PSI 20. O maior banco privado português caiu ontem quase cinco por cento, para 1,4 euros, e, em termos de capitalização bolsista, vale 6,57 mil milhões de euros. Este ano, os títulos do BCP desvalorizam-se mais de 52 por cento. Devido a este desempenho, Joe Berardo, que detém cerca de oito por cento do BCP e sete por cento da ZON, está com uma perda potencial de 560 milhões de euros.
-
A Sonae SGPS, a 80 cêntimos, é o título do PSI 20 com a maior desvalorização: quase 59 por cento. A Sonaecom cai mais de 30 por cento, para 2,19 euros. Também com sinal negativo está a Sonae Indústria. Belmiro de Azevedo, accionista destas três empresas, está com a quebra potencial de 1,6 mil milhões de euros.
-
Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal, se vendesse as acções da Galp ontem, perderia 635 milhões de euros. A petrolífera desvaloriza-se mais de 23 por cento este ano.
Manuel Fino, que controla a Soares da Costa e detém acções do BCP, perde, potencialmente, 350 milhões de euros. (Correio da Manhã)
-
Notas do Papa Açordas: Este é o país real que o sr.sócrates não fala. Para ele, tudo é cor de rosa, e a crise? A crise, para aquele senhor, também deve ser cor de rosa...
-

DREN quer professores "positivistas"...

-
Margarida Moreira diz que "alunos têm direito a ter sucesso"
DREN não quer professores que dão notas "distantes da média" a classificar exames

-
De acordo com um relato de um professor escrito em acta, a directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, pediu aos conselhos executivos das escolas para terem atenção na escolha dos docentes que vão corrigir os exames, e disse que “talvez fosse útil excluir de correctores aqueles professores que têm repetidamente classificações muito distantes da média.”
-
Os “alunos têm direito a ter sucesso” e o que “honra o trabalho do professor é o sucesso dos alunos” terá dito imediatamente antes e depois.Esta acta foi citada hoje no Parlamento pelo deputado e líder do CDS-PP, Paulo Portas, durante um debate sobre o "facilitismo" das provas (de aferição e exames) deste ano, pedido pelos centristas. E reporta-se a uma reunião tida entre responsáveis pelo Gabinete de Avaliação Educacional (Gave, responsável pela elaboração das provas), presidentes dos conselhos executivos do Norte e Margarida Moreira, para a preparação dos testes deste ano.
-
O PÚBLICO contactou o gabinete de imprensa do Ministério da Educação para obter um esclarecimento sobre os motivos desta orientação e a resposta foi dada pelo director do Gave. Carlos Pinto Ferreira, que participou na referida reunião, esclareceu que a mensagem que se pretende passar é que os professores designados para verem os exames devem cumprir rigorosamente os critérios de classificação emanados pelo Gave. “E não apliquem nem mais nem menos. Tem de se assegurar que os classificadores seguem aquelas normas. A uniformidade na aplicação dos critérios é a única coisa que garante a equidade entre os alunos”, reforçou o director do Gave.
-
Notas do Papa Açordas: É só trabalhar para as estatística! Como é que estes alunos chegam às universidades? Que conhecimentos irão ter? Está visto, o intuito é nivelar o grau de educação por baixo, pela bitola do presidente do conselho de ministros e da sua Universidade Independente...
-
.-

Luciendo palmito

---------------------------------------------FranK Szelwach/Miss Universo LLLP/Reuters
-
Luciendo palmito. Miss Brasil, Natalia Anderle, durante un paseo en la playa vietnamita de Hoi An. Las representantes de la belleza se encuentran en ese país para participar en la final de Miss Universo, el 14 de julio. (20 Minutos)
FOTOGALERÍA: Las misses lucen palmito en la playa

Lockout no tribunal

-
Desde que Pinheiro de Azevedo, primeiro-ministro nos tempos do PREC, decidiu fazer greve que não se assistia a uma greve na justiça. Bem, isto se não considerarmos que a generalidade dos tribunais faz greve à segunda e à sexta-feira, ao que dizem para que os magistrados preparem os processos, dando a aparência de que trabalham apenas três dias por semana.
-
Os juízes de Santa Maria da Feira, que não terão cuidado da segurança da audiência, decidiram que não têm condições de segurança e decidiram parar os julgamentos, algo que não é greve porque são um órgão de soberania, nem lockout porque são os contribuintes que lhes pagam os altos vencimentos mais o estranho subsídio de residência. Portanto, fazem um misto de greve e lockout, mas têm mais sorte do que os grevistas pois continuam a receber vencimento, certamente vão ocupar o tempo a estudar processos.
-
O estranho é que o presidente do Conselho Superior da Magistratura se tenha deslocado a Santa Maria da Feira, em viatura oficial paga pelos contribuintes, só para acrescentar à falta de segurança o argumento da falta de dignidade, como se para a boa justiça não bastassem vencimentos altos e subsídios de residência, são também necessários gabinetes de luxo. Agora temos um presidente do Conselho Superior de Magistratura que se comporta como se fosse o presidente da CGTP, ainda por cima à conta dos contribuintes.
-
Para dizer as banalidades que disse em Santa Maria da Feira não precisava de ir tão longe, avisava as televisões e ia ao Terreiro do Paço, sempre ajudava a manter a camada de ozono. Talvez nem tivessemos reparado que aprovou uma greve não declarada e ilegítima de juízes. ( O JUMENTO)
-

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Função Pública - O acesso à ADSE não ficará dependente do vínculo laboral

-
Todos os trabalhadores do Estado terão acesso o à ADSE a partir de 2009
-
A partir do próximo orçamento do Estado todos os funcionários públicos terão acesso à ADSE, independentemente do vínculo que tenham com o Estado, prometeu hoje o ministro das Finanças.
-
O ministro Fernando Teixeira dos Santos garantiu no Parlamento que a ADSE "é para ficar" e que esse regime de protecção social dos trabalhadores da função pública "não está em causa".
-
A proposta de tornar a ADSE acessível a todos os funcionários públicos, independentemente do seu vínculo, "constará do próximo orçamento do Estado", afirmou Teixeira dos Santos no debate sobre a protecção social dos trabalhadores que exerçam funções públicas.
-
Notas do Papa Açordas: Tão meiguinhos que eles estão... Se não fossem as eleições já para o próximo ano...Andaram a dar porrada nos funcionários públicos desde 2005. agora, querem mostrar uma de bons...Mas, atenção, eles continuam a ser os mesmos fdp que nos lixarem nos últimos anos...Lembrem-se disto, especialmente quando forem votar...
-

PLATINI DESCONTENTE COM PRESENÇA DO FCP NA LIGA DOS CAMPEÕES

-
«O presidente da UEFA, Michel Platini, manifestou-se insatisfeito com a inclusão do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões em futebol, numa entrevista concedida ao diário desportivo espanhol Mundo Deportivo.
-
"Como presidente da UEFA não estou nada contente com a sua (FC Porto) inclusão na Liga dos Campeões. Digo-o claramente. Durante o meu mandato, a UEFA vai lutar até à morte contra a corrupção", garantiu o dirigente à edição desta quinta-feira ao jornal espanhol.» [Jornal de Notícias]
-
Parecer: Não é o único.
-
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ex-namorado da Carolina Salgado.» (O JUMENTO)
-

CINISMO E IRRESPONSABILIDADE POLÍTICA

-
É evidente que se Manuela Ferreira leite estivesse preocupada com os custos do TGV não o teria aprovado quando era ministra das Finanças e deu o seu aval ao projecto ambicioso de Durão Barroso. Vir agora perguntar quanto custa o TGV cheira a ridículo.
-
O que Manuela Ferreira Leite pretende não é impedir a construção do TGV é adiar o projecto para um governo seu, mas para que venha a ser primeira-ministra (cruzes canhoto) terá de ganhar eleições, e para ganhar eleições não há nada como uma crise económica. Ao questionar o TGV o que a velha senhora pretende é lançar a dúvida nos investidores levando-os a não investir antes de saberem quem é governo. O que a velha senhora quer é impedir que se governe e aprofundar a crise económica, adiando os efeitos positivos de um grande investimento. É por isso que embirra com o TGV que aproou e não embirra com o aeroporto que adiou, o TGV é o primeiro projecto a ser lançado, é este que convém adiar.
-
É evidente que se a velha senhora conseguisse vir a ter o estatuto de primeira-ministra mais velha do mundo viria a beneficiar ela própria com o impacto económico destas obras, para não falar das comissões para os senhores do PSD. O que a velha senhora pretende é defender os interesses do seu grupo à custa dos do seu país. (O JUMENTO)
-

Benfica e Guimarães acusam FCPorto

-
Benfica e Guimarães recorrem contra F. C. Porto
-
O Tribunal Arbitral do Desporto anunciou hoje ter recebido recursos urgentes do Benfica e do Vitória de Guimarães contra a decisão da UEFA de incluir o F. C. Porto na Liga dos Campeões de futebol 2008/09.
-
"O Tribunal Arbitral do Desporto recebeu hoje dois apelos, um do Benfica e um do Vitória de Guimarães, contra a decisão da Comissão de Recursos da UEFA , que anulou a decisão de primeira instância da UEFA, recusando a admissão do F. C.Porto na Liga dos Campeões 2008/09. As directrizes do procedimento de arbitragem serão emitidas pelo TAS dentro de dias. Os dois recorrentes pediram uma decisão, o mais tardar, até final de Julho", lê-se em comunicado do organismo sedeado na cidade suíça de Lausana.
-
Em causa está o sorteio da terceira pré-eliminatória da "Champions", agendado para 01 de Agosto, uma vez que, caso se confirme a primeira decisão da UEFA, excluindo os "dragões" da prova devido ao castigo por tentativa de corrupção na Liga portuguesa, o Benfica participaria nesta fase preliminar da competição e não na Taça UEFA.
-
Já o Vitória de Guimarães, em vez de ter que lutar por uma vaga na fase de grupos, seria automaticamente apurado para a fase regular da prova.
-
Em declarações à Agência Lusa, João Nogueira da Rocha, juiz do TAS, admitiu o cenário de uma decisão no prazo de um mês.
-
"Partindo do princípio que foi interposto recurso, é possível que as partes acordem na natureza urgente do processo e seja decidido até 01 de Agosto. Haveria um mês para a decisão ser tomada, já que são questões de direito e não questões de facto. É possível, não quer dizer que aconteça", explicou.
-
Os recursos pretendem contrariar a decisão do Comité de Apelo da UEFA, de 13 de Junho, que permite ao FC Porto participar na Liga dos Campeões, apesar de estar ainda condicionado a uma decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
-
Na base da decisão da UEFA, que tinha excluído em primeira instância o FC Porto da Liga dos Campeões - no seguimento das decisões da Comissão de Disciplina da Liga Portuguesa de Clubes Profissionais, por tentativa de corrupção de dois árbitros de futebol na temporada 2003/04, no âmbito do processo Apito Final -, esteve a morosidade da resolução do processo nas instâncias desportivas portuguesas.(Jornal de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: Com o FCP, o crime (compra de árbitros) tem compensado...Até quando?
-

Berlusconi - juiz em causa própria...

-
Itália
Governo italiano aprova lei que dá imunidade a Berlusconi

-
O primeiro-ministro itaiano, Silvio Berlusconi, fez hoje adoptar pelo seu governo um projecto de lei sobre a imunidade penal das quatro figuras de Estado com mais poder – grupo em que se inclui – originando a perplexidade dos partidos da oposição que o acusam de querer ficar à margem da justiça. Dos quatro mais altos representantes do Estado, Berlusconi é o único a ter problemas com a Justiça do seu país.
-
O projecto de lei prevê a “suspensão temporária” dos procedimentos judiciários contra o Presidente da República, os presidentes do Senado e do Parlamento, bem como contra o primeiro-ministro. A suspensão terá uma duração igual à duração do mandato.
-
O projecto, que ainda deverá ser adoptado pelo Parlamento antes de entrar em vigor – o mais tardar em Setembro – prevê igualmente que o acusado possa renunciar à imunidade, se assim o desejar.
-
Notas do Papa Açordas: A Itália não sabe viver sem ser num clima destes: Camorra, Padrinhos, corrupção, mafia...Quando um primeiro-ministro faz aprovar uma lei que o protege, está tudo dito... Este Berlusconi deveria ter estado em New York, ou Los Angeles, nos anos 30...
-

Aniversario del puente sobre Berlin

----------------------------------------------------------------Boris Roessler / EFE
-
Aniversario del puente sobre Berlín. El veterano de las Fuerzas Aéreas de los Estados Unidos Gail Halvorsen saluda delante del histórico avión Douglas DC-4 en la celebración del Puente Aéreo de Berlín, en el aeropuerto de Fráncfort. Esta nave lanzaba chocolates y otros caramelos atados a los paracaídas durante la operación aliada para abastecer de alimentos a un Berlín bloqueado entre 1948 y 1949. (20 Minutos)
GALERÍA: Fotos históricas del Puente sobre Berlín.
-

Na ânsia de mudar o cálculo das pensões, o governo pode ter errado...

Pedida fiscalização da constitucionalidade de uma norma
Provedoria põe em causa legalidade da lei que mudou o cálculo das pensões

-
O provedor de Justiça duvida da constitucionalidade de uma das normas presentes no decreto-lei que no ano passado alterou as regras de cálculo das pensões por velhice e invalidez, tendo já solicitado a sua fiscalização ao Tribunal Constitucional (TC).
-
O requerimento enviado por Nascimento Rodrigues ao Tribunal no passado dia 11 de Junho, e a que o PÚBLICO teve acesso, assinala o facto de, no artigo 101 do Decreto-Lei 187/2007 se prever que uma das parcelas do cálculo das pensões está limitada a 12 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS, que actualmente corresponde a 407,1 euros). Ora, este tecto pode prejudicar especialmente beneficiários com longas carreiras contributivas e que se reformaram ou preparam para reformar depois da entrada em vigor da nova lei.
-
Notas do Papa Açordas: Já o facto do governo ter mudado as regras do jogo, é uma grande injustiça. Contribuintes à beira da reforma, foram sujeitos a novos cálculos que, em geral, os prejudicaram...
-

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Polícias: os bombos da festa...

-
Deslocações ocorreram na véspera de manifestação nacional de professores
Instaurados processos disciplinares a polícias que visitaram escolas

-
O Ministério da Administração Interna mandou instaurar processos disciplinares contra três agentes da PSP que visitaram escolas na véspera da manifestação que reuniu dezenas de milhares de professores em Lisboa.
-
O ministério adiantou hoje que o relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre o caso, denunciado pelas associações sindicais, chegou ao gabinete de Rui Pereira no dia 19, tendo sido despachado quatro dias depois.
-
O ministro da Administração Interna acolheu integralmente as propostas constantes do relatório final” e determinou “a instauração de três processos disciplinares” que serão agora conduzidas pela própria PSP, lê-se numa resposta enviada por escrito à Lusa, sem avançar mais pormenores.
-
Confrontado com esta decisão, o director nacional da PSP, Francisco Oliveira Pereira, disse não ter conhecimento oficial dos processos instaurados aos agentes da corporação. “Não sei nada, porque oficialmente não recebi nada do ministério. Sei pela comunicação social, mas não passa disso”, afirmou o responsável.
-
Notas do Papa Açordas: Não nos venham com conversas da treta: se os polícias lá foram, foi com ordem superior. Não há qualquer dúvida, mas como as legislativas são já no próximo ano. há que arranjar um bode expiatório, e toca ao polícia... Isto é vergonhoso...
-

PSP trava marcha de agricultores em Braga

-
Protestos
Agricultores de Braga travados pela PSP junto ao Estádio Municipal

-
Os agricultores exigem apoio governamental para enfrentarem a subida dos preços.Os 50 agricultores que estão a manifestar-se em Braga contra o aumento do preço dos combustíveis foram barrados junto ao Estádio municipal pela PSP, depois da decisão de desobedecer à ordem do governador civil e levar os tractores até à Praça do Município.
-
Os agricultores que se deslocam nos seus tractores preparando-se para entrar na cidade foram barrados por duas carrinhas da PSP e 15 agentes policiais, junto ao estádio municipal. A estrada, que tem normalmente pouco trânsito, foi cortada pela Polícia.
-
Os agricultores discutem agora com os polícias, argumentando que "há seis anos uma manifestação de agricultores de Barcelos foi feita no centro cidade sem quaisquer impedimentos".
-
Notas do Papa Açordas: Este governo é fraco com os fortes (camionistas) e forte para com os fracos (agricultores). Para aqueles que lhes fazem frente, põe-se de cócoras e borra-se todo, para os agricultores, corta-se o direito à livre circulação. Ficámos, pelo menos, a saber que o governador civil, para além da inutilidade do cargo, serve para proibir a livre circulação das pessoas e bens.
-

Haxixe - é o que está a dar...

-
Com cerca de seis mil quilos
PJ apreende 199 fardos de haxixe em barco de pesca junto à costa vicentina

-
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu hoje, junto à costa vicentina, 199 fardos de haxixe, com cerca de seis mil quilos, numa embarcação pesqueira portuguesa, cujos quatro tripulantes foram detidos em flagrante delito.
-
Em comunicado, a PJ adianta que o barco de pesca, também apreendido, e os quatro detidos, sob escolta da Marinha de Guerra, deram esta manhã entrada no Porto Comercial de Sines/Terminal do Carvão, o porto nacional mais próximo com condições técnicas e de segurança para a acostagem das embarcações envolvidas.
-
A operação, denominada "Relâmpago", foi desencadeada pela Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da PJ, no âmbito de um inquérito-crime em investigação. -
A DCITE, esclarece a força policial, detectou a saída de um porto no Algarve de uma embarcação pesqueira portuguesa, com cerca de 13 metros de comprimento, "cujo propósito, como se veio a confirmar, visava a introdução" em Portugal de "elevada quantidade de haxixe".
-
Notas do Papa Açordas: Há muito que se sabe as carências das várias polícias em meios de detecção marítimos. Quando a PJ apreendeu seis mil quilos de haxixe, dados internacionais, dizem que conseguiram entrar dez vezes mais. E isto, porque o governo é miserabilista e não quer gastar um euro no equipamento náutico das forças de segurança...
-

Dois juízes agredidos em Stª Maria da Feira...

-
“Incidente grave”
Feira: Conde Rodrigues lamenta agressões em tribunal mas não as atribui à precariedade das instalações

-
O secretário de Estado Adjunto e da Justiça considerou hoje que a agressão a dois juízes no tribunal de Santa Maria da Feira "constitui um incidente grave", mas diz que o incidente não está associado "às condições das instalações provisórias".
-
"Trata-se de um incidente grave que o Governo lamenta, mas o facto de ter ocorrido naquela sala de audiências (situada nos Bombeiros Voluntários) não tem a ver com as condições do tribunal de Santa Maria da feira. É a uma reacção a uma sentença. Não ter a ver com o local onde ocorreu", afirmou Conde Rodrigues.
-
O secretário de Estado frisou que foi "praticado um crime e que as pessoas têm de ser punidas", considerando também que as forças de segurança "reagiram de imediato".
-
Notas do Papa Açordas: O ministério da Justiça é um ministério que não existe. A mancha é tão nebulosa que, pura e simplesmente, não existe. Nem sequer vale a pena perder tempo com Alberto Costa e sus muchachos...
-

CDS-PP diz que Jaime Silva "passou a secretário de Estado" de Sócrates

Populares denunciam desautorização do ministro da Agricultura
CDS-PP diz que Jaime Silva “passou a secretário de Estado” de Sócrates

-
O líder parlamentar do CDS-PP criticou hoje o primeiro-ministro José Sócrates por desautorizar o ministro da Agricultura Jaime Silva, ao chamar a si as negociações com a Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP).
-
“Onde está o ministro da Agricultura? Será que passou a secretário de Estado do primeiro-ministro”?, questionou Diogo Feio, líder da bancada do CDS-PP.
-
“Não vale a pena pedir a demissão de um ministro que já não tem a mínima autoridade na política agrícola”, sustentou Diogo Feio.
-
Perante estas declarações, as bancadas do PS e do PSD optaram pelo silêncio. Só o PCP alinhou nas críticas ao ministro da Agricultura. “Quem não tem argumentos insulta e é isso que [Jaime Silva] está a fazer aos agricultores”, afirmou o deputado Agostinho Lopes.
-
Notas do Papa Açordas: Eu penso é que já nem secretário de Estado é!...
-

Represión

---------------------------------------------------------------Reuters
-
Represión. Varios policías se disponen a golpear a varios manifestantes sin techo que protestan en Asunción contra el anuncio del gobierno paraguayo de crear un instituto de la vivienda. (20Minutos)
-

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O JUMENTO e o PAPA AÇORDAS

-
"O Jumento", um dos melhores blogs que se publicam na blogosfera, resolveu dar realce ao nosso post: MADRP e o descontrolo da Drapalg..."
-
Trata-se, sem dúvida, de um blog sempre atento ao que se passa no Algarve. Os agradecimentos do Papa Açordas.
-

A Educação que temos...

-
Frase do dia:

"-Então os meus amigos querem chumbar uma aluna que tem 3 positivas? Vejam lá bem, ponderem...."

Presidente de um Conselho Executivo numa reunião de avaliação.
-
-
Notas do Papa Açordas: Recebemos este alerta por e´mail e não quisemos deixar de partilhar com os nossos leitores. Isto, denota uma grande preocupação do ministério pelas estatísticas e os conselhos directivos pelas notas aos professores (ponderem...). Com este sistema. não há dúvida, que a iliteracia e o analfabetismo vai crescer, e de vento em popa. Ainda há dias, um professor dizia-nos, que passara um aluno para o 7º ano, sem saber ler e escrever, por imposição superior...Ao que nós chegámos!...
-

PGR e maioria socialista em rota de colisão


PGR e maioria socialista em rota de colisão
-
Parlamento. Pinto Monteiro afirmou ontem que o novo órgão preventivo no combate à corrupção que o PS quer criar tem "pendor governamental".
-
Criticou ainda a proposta de lei do Governo para a segurança interna. Sentiu mesmo necessidade de dizer que "não é controlável por ninguém"
-
Em causa, o novo órgão de prevenção que o PS pretende criar
-
O procurador-geral da República considera que devem ser dadas todas as informações sobre enriquecimento injustificado para que depois se possa "apurar se este é, ou não, ilícito, na subsequente fase de investigação".
-
Pinto Monteiro foi ontem ouvido pela comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, tendo sido a primeira vez que se pronunciou sobre a proposta do PS de criação de um conselho de prevenção da corrupção (CPC).
-
Segundo disse, o projecto socialista tem "pendor governamental". Isto porque o novo órgão irá integrar vários inspectores-gerais do Estado (como o das Finanças e o das Obras Públicas), que têm tutela ministerial e são escolhidos pelo Governo. Pinto Monteiro recordou ter integrado em tempos a extinta Alta Autoridade contra a Corrupção, recordando que esta não integrava nenhum representante nomeado pelo Governo.
-
Afirmando que a Alta Autoridade estava muito bem organizada, admitiu porém que acabou por ter poucos resultados práticos. O homem comum, explicou, "quer é ver explicadas as situações em que uma pessoa tinha dez e passa a ter mil sem que para o facto exista qualquer explicação".
-
Ironicamente, recordou ter participado na "extinção da Alta Autoridade", esperando agora não ser chamado a fazer o mesmo no Conselho de Prevenção da Corrupção que o PS quer criar.
-
A participação de Pinto Monteiro na audição enquanto procurador-geral da República - um cargo unipessoal - levantou forte polémica com a bancada do PS.
-
Os socialistas, pela voz de Ricardo Rodrigues, coordenador do PS e vice-presidente da bancada, frisou que quem estava a ser ouvido era o Conselho Superior do Ministério Público.
-
Segundo Ricardo Rodrigues, apesar de o procurador-geral presidir ao órgão, o certo é que foi o próprio Pinto Monteiro que explicou que não tinha sido possível reunir o Conselho Superior do Ministério Público. Isto uma vez que a Assembleia não tinha contactado em tempo útil aquele órgão.
-
O deputado socialista declarou que também integra, em representação da Assembleia, o Conselho Superior do Ministério Público. Mas logo acrescentou que os pareceres e críticas feitas pelo procurador-geral da República não o podiam representar.
-
Em tom visivelmente crispado, Pinto Monteiro quis responder de imediato ao que apelidou de "algumas inverdades.
-
Quando lhe foi dada a palavra não deixou de criticar duramente o Parlamento pelos prazos com que envia para recolha de parecer matérias de grande relevância.
-
Nas repostas finais, Pinto Monteiro afirmou que "este procurador-geral da República não é controlável por ninguém". E sinalizou visivelmente o seu desagrado saindo da sala sem se despedir dos deputados socialistas presentes. (Diário de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: Então o Procurador Geral da República não sabia que a maioria PS, não está interessada em resolver o problema da corrupção? Pois é, os partidos do poder, não estão com essas veleidades...Quanto mais "arame" correr, melhor...
-

Agricultores protestam

-
Marcha lenta em Ovar contra subida do gasóleo
-
Ao início eram 30 tractores, em Ovar, mas a Estarreja chegaram 80, na marcha lenta promovida pela ALDA, num crescendo de protesto contra a subida do preço do gasóleo agrícola e as difíceis condições do mundo rural.
-
Eram "muitas dezenas" para Albino Silva, o presidente da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro(ALDA), mas muitos mais "ficaram em casa, sabe Deus em pior situação", de acordo com uma lavradora que usou o microfone disponível no largo do Mercado de Estarreja, para "dar a cara".
-
"Não é o agricultor que anda com o gasóleo agrícola nos carros e nos iates. Estamos na miséria e não de barriga cheia. O leite é nos mais mal pago do que há vinte anos. Muitas vacarias não se conseguem legalizar e para os agricultores é só obrigações", queixou-se.
-
Com o microfone à disposição "de quem queira falar", a ALDA deu voz ao que ia na alma dos mais afoitos à exposição pública e mediática, falando de problemas agrícolas, mas não só, porque "andou a gente a pagar os estudos aos filhos para serem doutores e engenheiros e não terem de ter esta vida e, afinal, estão agora nas caixas dos supermercados".
-
As "propostas", porque expontâneas, nem sempre seguiam o "documento", previamente preparado pela ALDA e que Albino Silva fez "aprovar por unanimidade", dizendo que "uma vez que todo o pessoal concorda vamos entregá-lo à Câmara, com o objectivo de fazer chegar aos Órgãos de Soberania".
-
"Sou pequenino e de pouca instrução, mas quero dizer que os nossos produtos são de primeira qualidade e pedir que os governantes para darem mais apoio à nossa agricultura, mas exigindo uma caução para ninguém se andar a governar com o dinheiro do Estado", sugeriu um lavrador de meia idade.
-
A generalidade das posições eram, contudo, coincidentes, com Albino Silva a exigir que o governo intervenha junto das empresas de recolha do leite, porque a "ameaça de baixa do preço do leite à produção poderá ser o fim das explorações", e a indicar números do que está a ser pago aos produtores, e alguns a interromperem-no porque "há empresas ainda a pagar menos".
-
O presidente da ALDA reclamou também a redução das taxas das contribuições mensais para a segurança social, que está a deixar desprotegidas, sobretudo as mulheres, porque um casal de agricultores não aguenta descontar 400 euros mensais, sendo secundado por alguns dos intervenientes, um dos quais lembrou também "os velhinhos que não puderam descontar no seu tempo porque a agricultura era manual e só dava para sobreviver".
-
Em relação à alta do preço dos combustíveis, a ALDA reproduz a posição da Confederação Nacional de Agricultura(CNA) reclamando que o subsídio ao gasóleo agrícola passe dos actuais 37, 2 cêntimos para os 75 cêntimos.
-
Uma outra preocupação prende-se com a carne, porque "oferecem a 250 euros cada bezerro e nem assim retiram, enquanto se importam toneladas de carne todas as semanas, com carne de qualidade aqui à porta".
-
A ALDA reclama, por isso, que "o Ministério da Agricultura promova uma "retirada" dos animais das explorações pecuárias, a preços compensadores, para garantir o escoamento". (Jornal de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: Esperemos para ver se os agricultores têm o mesmo tratamento VIP dos camionistas...
-

Uma decisão acertada

Nova líder do PSD pediu para sair
Presidente substitui Ferreira Leite por Leonor Beleza no Conselho de Estado

-
O Presidente da República, Cavaco Silva, designou a ex-ministra da Saúde Leonor Beleza para o Conselho de Estado, informou hoje uma nota da Presidência.
-
“Esta nomeação surge na sequência da renúncia da Dr.ª Maria Manuela Ferreira Leite à sua qualidade de membro do Conselho de Estado”, explica a nota de Belém. A nova líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, apresentou a 4 de Junho ao Presidente da República a sua renúncia ao cargo de conselheira de Estado.
-
A decisão de Manuela Ferreira Leite baseou-se no facto de ter sido escolhida por Cavaco Silva para conselheira de Estado, numa altura em que ainda não exercia as actuais funções de presidente do PSD.
-
Notas do Papa Açordas: Parece-nos uma decisão acertada do Presidente da República.

Jaime Silva - o mestre das calinadas...

-
Agricultura
Jaime Silva garante que não se sente desautorizado por Sócrates

-
O ministro da Agricultura negou hoje que o primeiro-ministro o tenha desautorizado pelo facto do gabinete de Sócrates assumir a negociação das reivindicações da CAP, fazendo a confederação a recuar na decisão de abandonar a reunião da concertação social.
-
"O problema está ultrapassado. Não [me sinto desautorizado]. Foi tudo combinado com o primeiro-ministro", disse Jaime Silva aos jornalistas à saída da comissão parlamentar de Assuntos Económicos quando questionado sobre a decisão do primeiro-ministro.
-
Hoje, à entrada para a reunião em que está a ser discutida a revisão do Código de Trabalho, José Sócrates lamentou a ausência da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que considerou ser um parceiro da "maior importância" realçando a "estima pessoal" que tem pelos seus dirigentes.
-
Notas do Papa Açordas: Aqui é que se emprega bem o: Por qué no te callas?
-
-

Rescate en Filipinas

--------------------------------------------------------------Romeo Ranoco / Reuters
-
Rescate en Filipinas. Militares estadounidenses en la búsqueda de supervivientes del Princesa de las Estrellas en Sibuyan, donde se hundió el pasado sábado a causa del tifón Fengshen. Unas 700 personas aún se encuentran desparecidas; se teme que muchas de ellas sigan atrapadas en el interior de la nave. (20 Minutos)
-

terça-feira, 24 de junho de 2008

CAP contra declarações de Jaime Silva

-
Concertação Social
CAP abandona negociação sobre Código de Trabalho em protesto contra declarações de Jaime Silva

-
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai suspender a sua participação na concertação social em protesto pelas declarações proferidas hoje pelo ministro da Agricultura. Com esta posição, a CAP não irá assinar o acordo, agendado para amanhã.
-
Esta reacção surge depois de, esta manhã, o ministro da Agricultura, Jaime Silva, ter afirmado que a CAP está ligada à extrema-direita e a Confederação Nacional da Agricultura à extrema-esquerda.
-
“O Ministro Jaime Silva não tem autoridade, nem estatuto para por em causa a essência democrática desta Confederação, nem para denegrir a sua história”, acusa a confederação, acrescentando que “a atitude do ministro não é inédita, integrando-se num processo em que as desqualificações e as acusações aos agricultores portugueses têm sido sistemáticas e contínuas, numa inadequação total ao cargo que ocupa.”
-
A CAP já informou o Governo desta sua decisão até “o Primeiro-Ministro não explicar cabalmente a sua posição relativamente às declarações do Ministro da Agricultura.”
-
Notas do Papa Açordas: Eu tive um cão que, de tão desastrado que era, o baptizámos de SÓESTROVA ... Afinal, na política também há "sóestrovas"...

MADRP e o descontrolo da DRAPALG...

-
Em 16-01-2008, publicámos uma notícia, sob o título em epígrafe, em que denunciávamos a Direcção Regional de Agricultura e Pescas (?) do Algarve (Drapalg), na manutenção do aluguer das instalações onde estava instalada a Zona Agrária de Lagos, quando já tinham mandado (seis meses antes) os funcionários para a mobilidade especial.
-
Imediatamente a seguir à publicação desta notícia no Papa Açordas, os "cabeças pensantes" da Drapalg de Faro, fizeram avançar a sua guarda pretoriana, desocuparam as instalações e denunciaram o contrato de arrendamente.
-
Tanto foi o "speed", que também trataram do fecho extemporâneo da Zona Agrária de Albufeira, mas esse assunto fica para uma próxima oportunidade.
-
Vamos tratar hoje de uma asneira monumental, que revela bem o calibre dos dirigentes da Drapalg, algo entre o xenófobo e o racista.
-
Um Engº Tec. Ag., residente em Albufeira, mas há muitos anos colocado na Zona Agrária de Faro, sedeada nas instalações do Patacão, foi transferido, contra a sua vontade, para a unidade de Tavira, sem direito a transporte oficial. Deste modo, o funcionário é obrigado a fazer cerca de 140 Kms (ida e volta) do local de residência para o trabalho em viatura própria.
-
Simultâneamente, para substituir o funcionário em causa, vêm dois funcionários de Portimão, diáriamente, em viatura OFICIAL...
-
Saliente-se que o funcionário em causa não é da cor genética (embora sejam ambos de África), nem possuidor de cartão político partídário igual ao do Director.
-
Sr. Jaime Silva, em que ficamos. Deixa passar mais uma asneira do seu afilhado? Ou faz uma limpeza na drapalg? No fim de tudo, parece que lhe falta, aquilo que temos em abundância na horta!...
-

CDS acusa ministra da Educação...

Exames nacionais
Portas acusa ministra da Educação de só estar preocupada com estatísticas

-
O líder do CDS-PP acusou hoje a ministra da Educação de estar mais preocupada com as estatísticas do que com o conhecimento dos alunos, criticando o "facilitismo" que diz estar patente nos exames nacionais.
-
"Quando nas provas de aferição há respostas erradas que são classificadas como certas e se diminui ao mínimo o nível de exigência nos exames nacionais, o Ministério da Educação está à procura de criar estatísticas felizes, que nada têm a ver com a preparação dos jovens. O facilitismo não é o caminho da cultura e do conhecimento", acusou Paulo Portas.
-
Em conferência de imprensa, o presidente do partido considerou que a política do Governo relativamente a estas provas "não prepara para a vida, nomeadamente para um mercado de trabalho difícil e exigente", além de não incentivar o estudo por parte dos alunos, nem recompensar o esforço dos professores.
-
Notas do Papa Açordas: Sócrates quer implementar para o secundário as Novas Oportunidades. Qualquer dia, temos uma população com índices elevados de 12º ano, e zero valores em conhecimentos teóricos...Será isto bom para a população? Acho que não!
-

CNA pede demissão do ministro

-
Albino Silva pede demissão do ministro
Confederação Nacional da Agricultura "revoltada" com declarações de Jaime Silva

-
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) está "revoltada" com as declarações do ministro Jaime Silva, que acusou os representantes do sector de terem ligações político-partidárias extremistas.
-
Enquanto a CNA pediu já a demissão do ministro, a direcção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) está reunida para analisar as declarações de Jaime Silva, que considera "graves".
-
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, acusou hoje de manhã na reunião de ministros da Agricultura, a decorrer no Luxemburgo, representantes de agricultores de ligações a interesses político-partidários, "de extrema-esquerda" ou de "direita mais conservadora", ao defenderem que os problemas se resolvem com a atribuição de subsídios. "Normalmente eu não associo os representantes, quer da CNA quer da CAP a estruturas políticas, mas é um facto que alguns dirigentes da CNA estão na extrema-esquerda e alguns da CAP na direita mais conservadora em Portugal, que pensam que os problemas se resolvem com mais subsídios", disse o ministro.
-
Notas do Papa Açordas: A um ano das legislativas, este ministro é um dos que não podem ser remodelados. Este ministro vai, sem dúvida, contribuir para que o "Sôr" Zé não alcance a maioria absoluta... E isto é muito importante para o povo português...
-

Revisão do Código do Trabalho

-
Governo admite prescindir do despedimento por inadaptação funcional
-
O Governo deverá estar prestes a desistir da ideia de consagrar o despedimento por inadaptação funcional na sua proposta revisão do Código do Trabalho, que tem estado a ser negociada na concertação social, de modo a garantir um acordo com a UGT, noticiam hoje os jornais económicos.
-
Estava programada para hoje uma última reunião dos parceiros sociais sobre a revisão do Código do Trabalho, mas foi adiada 24 horas para dar tempo a um eventual acordo.
-
Ontem, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, esteve reunido à porta fechada com as centrais patronais e sindicais para negociar, mas acabou por adiar o desfecho do processo, de onde sairá uma proposta final de acordo a apresentar aos parceiros sociais. Foi durante essa negociação que o Governo terá levantado a hipótese de deixar cair o despedimento por inadaptação funcional.
-
Notas do Papa Açordas: Esta cedência representa a bexiga que o governo dá, para receber o porco da UGT, isto é, a sua assinatura... Já estamos habituados, quando o governo regula o trabalho, quem fica a perder são os trabalhadores...
-

Quantos casos iguais haverá no país?

-
Tribunal de Guimarães funciona em edifício fantasma
-
O edifício onde está instalado o Tribunal das Varas Mistas de Guimarães - arrendado pelo Ministério da Justiça (MJ) em Janeiro de 2007 - não está registado na conservatória predial nem nas Finanças. Nestes dois organismos só consta o lote de terreno onde está implantada a construção iniciada há mais de dez anos.
-
Mesmo assim, o MJ celebrou um contrato de arrendamento em que consta um edifício composto por "seis pisos". O ministro da Justiça, Alberto Costa, já pediu à Inspecção-Geral de Finanças uma auditoria ao negócio do arrendamento, que será também alvo de audições parlamentares pedidas pelo CDS-PP.
-
Em Maio de 2006, o Ministério da Justiça abriu um concurso para apresentação de propostas de instalações para os serviços deste Tribunal das Varas Mistas, que funcionava num edifício degradado. Segundo o MJ, só surgiu uma candidatura, apresentada pela empresa JAG, uma imobiliária detida pelo empresário José António Gil e que tem como presidente do conselho da administração a sua mulher, Veronique Lesellier Gil.
-
Notas do Papa Açordas: Como foi possível o Ministério da Justiça dar uma calinada destas? Claro está que a Inspecção-Geral de Finanças não vai encontrar culpados, nada se prova sobre eventuais luvas e os obreiros do negócio vão ser promovidos. Nada mais natural, pois é assim que trabalha este governo...
-

Máxima concentración

------------------------------------------------------------Félix Ordóñez / Reutersbruck, de cara a la semifinal de la Eurocopa contra Rusia.
Máxima concentración. Entrenamiento de la selección española en Neustift, cerca de Innsbruck, de cara a la semifinal de la Eurocopa contra Rusia. (20 Minutos)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

As técnicas usadas nas Novas Oportunidades aplicadas no secundário...

-
Basta saber ler para fazer exame de Química
-
A Sociedade Portuguesa de Química criticou, esta segunda-feira, a existência de "questões extremamente elementares" no exame nacional de Física e Química A, realizado sexta-feira, considerando que algumas perguntas "exigem apenas que o aluno saiba ler".
-
Realizada por cerca de 54 mil estudantes do ensino secundário, a prova desta disciplina, nuclear para quem quer seguir Medicina, é uma das que conta com mais alunos inscritos.
-
Num breve parecer disponibilizado na Internet, exclusivamente sobre a parte de Química, a Sociedade salienta que "todas as perguntas [do exame] se ficam por questões extremamente elementares", criticando ainda a persistência na prova "de algumas questões já 'batidas' em anos anteriores".
-
Ressalvando não ter conhecimento dos critérios de correcção estipulados pelo Ministério da Educação, a SPQ lamenta igualmente a existência de "questões que pouco ou nada exigem de conhecimentos prévios em Química".
-
"Exigem apenas que o aluno saiba ler um texto ou os eixos de um gráfico", não precisando "sequer de ter grandes competências a nível da interpretação", critica a Sociedade, apontando como exemplo duas das perguntas da prova.
-
No ano passado, o exame de Física e Química A do 11º ano figurava entre as três provas com a média mais baixa, com 7,2 valores.
-
Na altura, o Ministério da Educação decidiu anular uma questão daquele exame, alegando que a incorrecção na formulação de uma pergunta "inviabilizava a concretização de uma resposta correcta". Para não prejudicar os alunos na classificação final da prova, a tutela decidiu que a nota de cada um dos estudantes que realizou o exame seria multiplicada por 1,0417, o que levantou polémica. (Jornal de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: E o Presidente da República, nada diz? Acha que o governo faz bem ao nivelar por baixo? Solicita-se, ao menos, uma tomada de posição...
-

Mais um ditador que se recusa a sair...

Líder da oposição desistiu de concorrer à segunda volta das presidenciais
Tsvangirai refugiado na embaixada holandesa em Harare

-
O líder da oposição no Zimbabwe, que ontem se retirou da segunda volta das eleições presidenciais, está refugiado na embaixada da Holanda em Harare, por receio com a sua própria segurança.
-
A notícia foi adiantada pela agência de notícias holandesa ANP e já foi confirmada pelo porta-voz do chefe da diplomacia de Haia, adiantando que Morgan Tsvangirai passou a noite na representação diplomática.
-
“Ele fez ontem o pedido por intermédio do seu partido e o ministro [dos Negócios Estrangeiros holandês] Maxime Verhagen decidiu que se ele procura segurança ela ser-lhe-á dada”, explicou o porta-voz.
-
O responsável escusou-se a adiantar quanto tempo Tsvangirai poderá permanecer na embaixada, dizendo apenas que está é uma situação “provisória” e que o líder da oposição não pediu asilo ao Governo holandês.
-
Notas do Papa Açordas: Zimbabué é um país do faz de contas. Já ninguém a inflação. Um dólar americano valia ontem quatro mil milhões de dólares zimbabueanos...A segunda-volta é uma fantochada e Tsvangirai faz bem em denunciar esta fantochada toda...
-

Prova de Matemática - convite ao aluno para não estudar...

SPM critica prova por não premiar alunos que trabalharam todo o ano
Exame de matemática A mais fácil do que o do ano passado

-
Para a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o Exame Nacional de matemática A, aquele a que mais alunos concorrem, foi mais fácil do que o do ano passado, mas elogia o esforço feito para contemplar na prova os conteúdos programáticos essenciais.
-
“É de salientar o esforço desenvolvido pelo G.A.V.E. em contemplar neste exame, num maior número de questões, temas importantes do programa do décimo segundo ano, tais como a continuidade, o cálculo diferencial e o estudo de limites. São tópicos em que professores e alunos investem bastante ao longo do ano lectivo e que não têm sido suficientemente avaliados, facto para o qual já tínhamos chamado a atenção”, refere a SPM.
-
Notas do Papa Açordas: Estas provas para as estatísticas, não premeiam os bons alunos, pois são todos nivelados pela bitola mais baixa...Até quando? 2009?
-

España a semifinales

--------------------------------------------------------Victor Lerena / EFE
-
España a semifinales. Los aficionados de la selección española celebran la victoria ante Italia tras la retransmisión del partido correspondiente a los cuartos de final de la Eurocopa 2008, que disputan las selecciones de Italia y España esta tarde en el estadio Ernst Happel de Viena desde la plaza de Colón de Madrid. El combinado español venció en los penaltis.(20 Minutos)
-

domingo, 22 de junho de 2008

Computadores para a maralha...

Educação
Sócrates anuncia alargamento do programa de entrega de computadores ao 7º ano de escolaridade

-
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje que no próximo ano lectivo o programa de entrega de computadores portáteis e acesso à banda larga será alargado a todos os alunos entre o 7º e 9º ano de escolaridade.
-
José Sócrates falava na cerimónia de entrega do computador 200 mil no âmbito do programa e-escola, na Escola Profissional Gustave Eiffel, na qual também estiveram presentes os ministros da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Mário Lino.
-
De acordo com o Ministério da Educação, ao estender-se aos 7º e 9º ano de escolaridade, o programa e-escola vai abranger no próximo ano lectivo mais 380 mil alunos dos ensinos público e privado.
-
"O sucesso deste programa junto de professores, formados do Programa Novas Oportunidades e alunos impõe o seu alargamento ao 7º ano de escolaridade, depois de termos começado pelo 10º ano e posteriormente termos estendido aos 11º e 12º anos", justificou o primeiro-ministro.
-
Notas do Papa Açordas: Não tarda muito que o "nosso" Zé distribua computadores aos alunos dos infantários, para os pais votarem nele...
-

Combustíveis: Preços praticados pela BP em Faro e Ayamonte, em 20/06/2008

-
Nas últimas semanas, verificou-se um grande aumento no gasóleo espanhol, cerca de 18 cêntimos, o que levou à greve dos camionistas.
-
Eis a relação de preços praticados pela BP, em 20-06-2008, nas bombas de Faro e Ayamonte:
-
FARO:
.....................Gasóleo normal..: 1,437 €
.....................Gasóleo Ultimate: 1,517 €
.....................Gasolina 95........: 1,523 €
.....................Gasolina 98........: 1,663 €
-
AYAMONTE:
.....................Gasóleo normal..: 1,288 €
.....................Gasóleo Ultimate: 1,358 €
.....................Gasolina 95........: 1,244 €
.....................Gasolina 98........: 1,359 €
-
Esperamos publicar as próximas cotações dos combustíveis dentro de 2 a 3 semanas.
-

Carlos Tavares quer maiores penas

Carlos Tavares defende agravamento das penas para crimes de mercado
-
O presidente da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) defendeu hoje numa entrevista ao "Diário de Notícias" e TSF um agravamento das penas relacionadas com os crimes de mercado. Carlos Tavares admite que vai haver consequências sobre a investigação em curso às alegadas irregularidades cometidas pelo BCP.
-
"Tenho vindo a defender e sugerir ao Governo e à Assembleia da República que se deveria pensar num agravamento das penalizações, à semelhança do que acontece em outros países, sobretudo no caso de crimes de mercado", afirmou Carlos Tavares.
-
O responsável considerou que em Portugal "as penas são relativamente pequenas". "A pena máxima nos crimes de mercado pode ir até aos três anos de prisão, mas há países onde vai até aos dez anos", disse, lamentando que em muitos casos seja substituída por multa, o que não chega haver prisão efectiva.
-
O presidente da CMVM referiu que tem "recebido algumas expressões de simpatia por considerar esta possibilidade" por parte do Governo e da Comissão Parlamentar do Orçamento e Finanças.
-
Notas do Papa Açordas: Até agora este tipo de crimes tem compensado...Mas também não estou a ver um "tubarão" no chilindró...
-

Salto al vacio

-------------------------------------------------Johansen Laurel/U.S.Navy/Reuters
-
Salto al vacío. Soldados de la Fuerza Aérea de EE. UU. en un entrenamiento en Yibuti. (20 Minutos)
-

O QUE SE PASSA NO BPN?

-
É raro o dia em que o BPN não é notícia pela situação resultante da má gestão da equipa liderada por Oliveira e Costa. Todavia, parece que tudo vai bem, em vez de intervir o BdP parece confiar que Miguel Cadilhe resolva o problema. Mas porque se assiste com passividade à crise do BPN?
A resposta talvez não seja difícil de encontrar, se nos lembrarnos que pertence à SLN de Oliveira e Costa e Dias Loureiro, a mesma sociedade que com Daniel Sanches (o homem que começou no SIS no tempo de Dias Loureiro e chegou a ministro da Administração Interna). Oliveira e Costa acumulou as funções de tesoureiro e de secretário de Estado do Orçamento nos tempos de Cavaco Silva, na época ficou famoso pelas acusações de perseguição fiscal que lhe foram dirigidas pelos seus adversários, o mais famoso dos quais foi Nobre Guedes do CDS, um amigo de Portas que tanto incomodou os ministros de Cavaco através do semanário Independente.
-
Se o BPN pertencesse a estas "flores de cheiro" haveria tanta tranquilidade com a situação no BPN? Duvido, mas como estão em causa os banqueiros do PSD e o homem forte do cavaquismo (que antes de chegar à política e a secretário-geral do PSD de Cavaco Silva era um modesto advogado de Coimbra) é o que se vê.
-
É evidente que uma bronca no BPN poria muita coisa a nu. ( O JUMENTO )

sábado, 21 de junho de 2008

Universidades públicas em dificuldades financeiras...

Universidades alegam fortes dificuldades financeiras
Reitores querem encontrar-se com Sócrates antes do Verão para resolver pagamento de salários

-
Os reitores das universidades querem reunir-se com o primeiro-ministro ainda antes do Verão para resolver os problemas de financiamento das instituições, que enfrentam dificuldades de pagamento de salários, disse hoje o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
-
A reunião esteve marcada para Março, mas foi adiada e perante a ausência de uma nova data para um encontro foi enviada na semana passada uma carta a José Sócrates lembrando a sua urgência, adiantou Fernando Seabra Santos à Lusa.
-
"Tem de ser antes do Verão", advertiu, referindo "dificuldades nos pagamentos de salários" ainda durante 2008 e a necessidade de preparar o financiamento futuro das universidades antes da elaboração do próximo Orçamento de Estado.
-
O responsável falava em Oxford, a margem do segundo encontro de estudantes e investigadores portugueses no Reino Unido, onde lamentou a quebra do investimento público no ensino superior, o que qualificou de "assustador" e "único na Europa". "Nos últimos três anos houve uma diminuição de 14 por cento do Produto Interno Bruto afecto ao ensino superior", o que resultou, nomeadamente, numa "quase impossibilidade de contratar docentes", frisou.
-
Notas do Papa Açordas: Então os Magníficos Reitores ainda não viram que sócrates quer nivelar as universidades públicas pela falecida Independente? Assim, os formandos deixam de ter cursos com mais nível que o seu...

Sócrates diz que não há alternativa ao tratado da Porcalhota

Primeiro-ministro apela à ratificação na reunião dos presidentes dos parlamentos da UE
José Sócrates: "alternativa ao Tratado de Lisboa é ficar parado"

-
"Não há qualquer alternativa ao Tratado de Lisboa. Ou melhor, a alternativa ao Tratado de Lisboa é ficar parado e a Europa não pode fazer isso". Foi assim que o primeiro-ministro, José Sócrates, voltou hoje a defender a ratificação do tratado, sublinhando que respeitar o "não" da Irlanda "não significa abdicar das convicções" dos países-membros que o apoiam.
-
O chefe de Governo, que falava na reunião dos presidentes dos parlamentos nacionais da União Europeia (UE), que decorreu hoje na Assembleia da República, voltou a sustentar que não há qualquer alternativa à ratificação do Tratado de Lisboa para o futuro da Europa, mas salientou que Portugal exigirá que os Estados-membros, incluindo a Irlanda, continuem "a voar juntos".
-
No período de resposta a questões colocadas por alguns dos presidentes dos parlamentos nacionais europeus, José Sócrates recusou a ideia de deixar o Governo de Dublin para trás, depois da vitória do "não" na Irlanda no referendo sobre o Tratado de Lisboa. "Temos de voar em conjunto, porque a UE precisa de todos. Não queremos deixar ninguém para trás", salientou.
-
Notas do Papa Açordas: Este rapaz é de ideias fixas. Quer que todos aceitem brincar com o seu novo brinquedo. Mas, como há meninos que não querem, fica todo melindrado. Falando claro, o Tratado está morto, e bastava um para o matar. Paz à sua alma...
-

JUEGOS DEL MONZÓN

----------------------------------------------------------------Gurinder Osan / AP
-
Juegos del monzón. Una niña juega en un charco durante una de las lluvias del monzón en Nueva Delhi, que se han adelantado dos semanas. Son las más fuertes en 108 años y han causado inundaciones que se han cobrado más de 20 vidas. (20 Minutos)