segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Eleições já estão a dar: testes da Sida gratuitos

-
VIH1 e VIH2
Ministra anuncia testes da Sida gratuitos para todos os utentes do SNS

-
A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou hoje que os testes da Sida (VIH1 e VIH2) vão passar a ser gratuitos para todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em Portugal realizam-se já cerca de um milhão de testes por ano mas, de acordo com um relatório da ONU divulgado hoje, estamos entre os quatro países europeus onde a taxa de novas infecções por VIH quase duplicou entre 2000 e 2007.
-
A responsável informou, ainda, que a capacidade de diagnóstico precoce do vírus, particularmente junto dos grupos mais vulneráveis, será reforçada. Para tal, revelou a ministra, vão ser disponibilizadas cinco unidades móveis - uma por cada administração regional de saúde -, que pretendem assegurar um acesso universal ao diagnóstico da infecção, além de proporcionarem informação e aconselhamento.
-
Ana Jorge fez estas revelações no Dia Mundial da Sida, durante uma sessão promovida pela Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável, que desenvolve há 10 anos o projecto "Viver com o VIH", actualmente financiado pelo programa ADIS/SIDA, do Ministério da Saúde.
-
Nota do Papa Açordas: Deviam de haver eleições legislativas todos os anos, pois só assim se conquistavam regalias para o povo. E, já agora, Snra. Ministra, quando é que TODOS passam a ter direito a médico de família? Será para 2013?
-

1 comentário:

Menina Idalina disse...

Mas, os testes já eram gratuitos desde que feitos nos Centros anónimos de rastreio.
E em muitas situações são gratuitos (gravidas , toxicodependentes crianças , idosos -pela isenção das taxas moderdoras- etc), portanto é uma medida "requentada" para propaganda fazer.
Não apresenta nada de significativo. Mais, aviso só a navegação, que não tarda nada estão a fazer restrições à gratuitidade da terapêutica.