quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A Banca pretende crédito barato para o vender mais caro...

-
CGD está a ser “usada para fazer” pressão sobre o mercado
Ministro das Finanças admite retirar garantias se banca não fizer chegar o crédito às empresas

-
O ministro das Finanças admitiu hoje que, no limite, o Governo pode vir a retirar as garantias que deu à banca se as instituições não fizerem chegar o crédito às empresas.
-
Questionado pelos jornalistas à saída de um jantar organizado pelo Clube do Chiado, em Lisboa, sobre a possibilidade de o Estado vir a retirar as garantias que deu à banca no âmbito da actual crise financeira, Fernando Teixeira dos Santos disse que esse “poderá ser um cenário extremo”.
-
“Havendo incumprimento das condições da garantia”, esse é um cenário que se poderá verificar, clarificou o ministro.
-
O governo disponibilizou em Novembro um pacote de 20 mil milhões de euros de garantias à banca, para as instituições conseguirem obter mais facilmente financiamento no exterior e, assim, continuarem a fazer escoar o financiamento para as empresas e para as famílias.
-
Nota do Papa Açordas: A Banca comercial portuguesa apenas está interessada em comprar o crédito o mais barato possível, para o emprestarem o mais caro possível...E porque é que o sr. ministro das Finanças não põe a Caixa Geral de Depósitos a emprestar dinheiro às empresas? Talvez assim, regularizasse o mercado do financiamento comercial...
-

Sem comentários: