terça-feira, 30 de dezembro de 2008

PGR ALARMISTA

-
«O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, avisou esta segunda-feira para “uma explosão de violência” em 2009, através do crescimento do número de casos de criminalidade violenta.
-
Em declarações à ‘Rádio Renascença’, Pinto Monteiro considerou que, fruto da conjugação dos dois fenómenos que mais o preocupam, o desemprego e a exclusão social, “a criminalidade violenta, que é aquela que pode atingir qualquer cidadão indistintamente, está a aumentar no mundo e também vai aumentar em Portugal”. » [Correio da Manhã]
-
Parecer: A verdade é que essa explosão já começou em 2008 e alguns magistrados deram uma ajudinha ao libertarem muitos criminosos para terem razão na sua luta contra as alterações do código do processo penal.
-
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PGR se tem dados para fundamentar a relação que estabelece entre a economia e a criminalidade. Pergunte-se também se não acha que o ambiente de impunidade, contra o qual ele próprio se bate, não terá alguma influência. Um bom exemplo é o que nos é dado pela notícia de um homicídio que vai ficar em casa apesar de ter degolado uma mulher para roubar 200 euros.»
«Dulce Moreira, de 44 anos, foi degolada para lhe roubarem 200 euros. A investigação a cargo da Polícia Judiciária de Coimbra permitiu chegar ao autor do homicídio, um homem de 45 anos, residente também em Viseu, que o Ministério Público entendeu que devia aguardar julgamento em casa. Vai passar o Ano Novo com a família e à porta, ao frio, vai ter dois elementos da GNR para evitar que fuja. » [Correio da Manhã]
-
-

4 comentários:

Pata Negra disse...

Não se preocupem com 2009. Estou a tratar de tudo!
Um abraço absoluto

PreDatado disse...

Cada vez mais é actual a frase Brechtiana "todos chamam violento ao rio e ninguém às margens que o comprimem"

o que me vier à real gana disse...

A frase de Brecht é, de facto, genial!

Compadre alentejeno, para si, família e amigos, um excelente 2009!

António de Almeida disse...

-Um feliz 2009 meu caro!