sábado, 13 de dezembro de 2008

Rectificação antecipada a um OE que ainda não entrou em vigor

-
Subsídio social de desemprego vai durar mais seis meses em 2009
Governo anuncia estímulo económico que representa 1,25 por cento do PIB

-
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje um pacote de apoio à economia, designado “iniciativa para o Investimento e Emprego”, centrado em medidas de investimento público e no apoio às pequenas e médias empresas e ao emprego, que totaliza 2180 milhões de euros e representa 1,25 por cento do PIB (produto interno bruto, que contabiliza o valor anual de tudo o que é produzido no país) em 2009. O défice público deverá ficar nos três por cento do PIB, anunciou também.
-
No final do Conselho de Ministros extraordinário que convocou para hoje de manhã, José Sócrates apresentou um pacote estruturado em três pilares: reforço do investimento público, apoio directo à economia com medidas fiscais e incentivos à exportação, e apoio ao emprego, onde se inclui um reforço do subsídio social de desemprego. Em seguida, passou a palavra a cada um dos três governantes titulares das principais pastas da área económica.
-
Primeiro, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, falou da dimensão global do plano e disse que, dos 2180 milhões de euros totais, 1300 milhões correspondem a financiamentos directos do Orçamento do Estado, num montante que representa cerca de 0,8 por cento do PIB, sendo o restante financiamento comunitário. O investimento privado que se estima directamente associado ao conjunto do pacote é de cerca de cinco mil milhões de euros.
-
Nota do Papa Açordas: Mais uma acção eleitoralista. Este estímulo económico não é mais que uma rectificação antecipada a um Orçamento de Estado que ainda não entrou em vigor. As pessoas querem medidas concretas, não estes remendos colados a cuspo...
-

Sem comentários: