domingo, 21 de dezembro de 2008

E em Portugal?...

-
Depois de Cuba e da Venezuela
Bolívia é o terceiro país da América Latina a erradicar o analfabetismo

-
A Bolívia é já o terceiro país da América Latina a conseguir erradicar o analfabetismo, alcançando uma taxa de 96 por cento de população alfabetizada. A erradicação do analfabetismo, um dos Objectivos do Milénio propostos pelas Nações Unidas, já foi alcançado também em Cuba e na Venezuela.Segundo ficou estipulado pela ONU, entende-se como erradicado o analfabetismo a partir de 96 por cento de taxa de alfabetização, Em 2001, dez em cada cem portugueses eram ainda analfabetos, segundo dados do Censos 2001 apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística.
-
Segundo o mesmo organismo, entre 1991 e 2001, em dez anos, este índice apenas melhorou um por cento.
-
Foi precisamente em 2001 que o Governo boliviano tomou como um assunto de Estado prioritário melhorar a percentagem de alfabetismo, que nessa altura rondava os 14 por cento.
-
“Foi o esforço diário ao longo de três anos de trabalho de cerca de 60 mil pessoas que colaboraram neste programa que fizeram com que este esforço desse frutos”, disse o Presidente Evo Morales, citado pelo diário espanhol “El País”, que frisou ainda a ajuda financeira e humana vinda de Cuba e da Venezuela.
-
Nota do Papa Açordas: Em Portugal até temos mais: temos analfabetos com o 12º Ano. Com as Novas Oportunidades é sempre a aviar...
-

Sem comentários: