sábado, 6 de dezembro de 2008

Sarkozy encontra-se com Dalai Lama

-
Em Gdansk, Polónia
Dalai Lama sublinha “diálogo e compreensão” antes de encontro com Sarkozy

-
O encontro foi confirmado, posto em dúvida, e agora novamente confirmado pela agência AFP: a meio da tarde de hoje o Dalai Lama vai mesmo encontrar-se com o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Gdansk, Polónia, onde decorrem, desde ontem, as celebrações do 25º aniversário da atribuição do Nobel da Paz ao fundador do movimento Solidariedade, e mais tarde Presidente polaco, Lech Walesa.
-
No edifício de tijolo vermelho, típico da região, da Philharmonie de Gdansk, de uma elegância bem diferente dos estaleiros onde começou o movimento liderado por Walesa, o encontro de Sarkozy com o Dalai Lama decorrerá à margem de uma conferência que reúne vários prémios Nobel da Paz, da iraniana Shirin Ebadi ao sul-africano Frederik de Klerk, e antigos e atuais governantes.
-
A notícia do encontro deixou a China especialmente irritada, levando ao cancelamento por Pequim da sua cimeira anual com a UE (que deveria ter tido lugar na semana passada) e, nos últimos dias, à ameaça de boicotes a produtos franceses.
-
Nota do Papa Açordas: Talvez já não se recordem, mas quando o Dalai Lama veio a Portugal, o sr. Sócrates recusou a recebê-lo, por pressão da China. Na Alemanha, apesar da pressão dos chineses, a chanceler MerKel teve uma posição diametralmente oposta, recebeu e com honras de estado. Tal como não há ditaduras boas e ditaduras más, também não há ocupações de estado boas ou más, pelo que se deve exigir a entrega do Tibete, e !
-

Sem comentários: