segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

7 "magníficos" do BCP acusados pelo BdP

-
Bastos Gomes, Francisco Lacerda e Boguslaw Kott fora da lista negra
Banco de Portugal acusa sete ex-líderes do BCP de gestão ilícita

-
No apuramento final de responsabilidades a alegados actos ilícitos praticados por antigos administradores do BCP, o Banco de Portugal (BdP) deixou de fora da acusação três ex-executivos, Bastos Gomes, Francisco Lacerda e o polaco Boguslaw Kott.
-
A autoridade de supervisão optou, nesta fase, por não discriminar responsabilidades e notificou sete ex-gestores, incluindo os três últimos ex-presidentes executivos - Jardim Gonçalves, Teixeira Pinto e Filipe Pinhal, e dois directores da instituição.
-
As notificações foram entregues em mão sexta-feira à noite, na sequência de uma reunião do Conselho de Administração da entidade de supervisão realizada horas antes para deliberar sobre as conclusões das investigações ao BCP. O PÚBLICO apurou que, para além dos três ex-presidentes executivos, foram notificados ainda Christopher de Beck, Castro Henriques, António Rodrigues e Alípio Dias. O BdP considerou igualmente dever notificar dois directores do BCP, ainda em funções, Luís Gomes e Filipe Abecassis.
-
Na notificação, o BdP não refere ter-se verificado aproveitamento pessoal ou fraude, mas levanta questões graves, designadamente, as relacionadas com as sociedades off-shore, que serviram para a compra e venda de acções próprias sem conhecimento das autoridades. Isto porque ao não se terem abatido as acções próprias aos capitais próprios, o valor patrimonial do BCP foi alterado e as acções do banco valorizaram-se artificialmente, gerando distorção das condições de mercado.
-
Nota do Papa Açordas: Como o Banco de Portugal (BdP) faz o papel do Omo: LAVA MAIS BRANCO, os 7 "magníficos" do BCP não se devem preocupar muito...vão sair de lá com outra vestimenta mais branca...Há um ditado português que diz: LEÃO NÃO COME LEÃO, isto é, as corporações funcionam...
-

1 comentário:

Daniel Santos disse...

Que sejam acusados mas não só com multas, que sejam acusados também judicialmente.