domingo, 28 de dezembro de 2008

Orçamento mal orçamentado...

-
Tensão entre o Presidente e o Governo ganha novos contornos
Cavaco Silva tem dúvidas sobre rigor do Orçamento do Estado para 2009

-
As divergências entre o Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates, deverão voltar a sentir-se em relação ao Orçamento do Estado para 2009, noticiou ontem o semanário Sol. A Presidência não emitiu qualquer comentário sobre a notícia em causa.
-
Na origem das discordâncias está o facto de o Presidente, cujo rigor em relação às contas públicas é conhecido, considerar que os números do Orçamento para 2009 são irrealistas no que se refere quer à receita quer à despesa, afirmou ao Sol um membro dos serviços da Presidência. O Orçamento é normalmente promulgado entre o Natal e o Ano Novo, mas Cavaco Silva deverá usar os vinte dias a que a lei lhe dá direito, atirando a promulgação para Janeiro.
-
O chefe de Estado deverá manifestar críticas às opções orçamentais, mas ainda não parece decidido em que termos as críticas se vão manifestar, nem por que meio. Por outro lado, há a possibilidade de o Presidente vir a aconselhar o Governo a assumir que poderá necessitar de um Orçamento Rectificativo, hipótese que José Sócrates deverá rejeitar em ano eleitoral, para mais quando, até hoje, ao longo do mandato do seu Governo, nunca teve de recorrer a este mecanismo de transferência, de ajustes e de recolocação de verbas orçamentais.
-
Nota do Papa Açordas: Tão amiguinhos que eles eram!...Até pareciam o Roque e a Amiga, com Sócrates a fazer as políticas de direita que Cavaco não soube executar...É a vida!...
-

1 comentário:

Daniel Santos disse...

Não acredito que o PR faça algo de relevante no caso do OE.