terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Código do Trabalho - Tribunal Constitucional dá razão a Cavaco Silva

-
Alteração alargava de 90 para 180 dias duração deste período
Tribunal Constitucional rejeita norma do Código do Trabalho sobre período experimental

-
O Tribunal Constitucional rejeitou hoje por unanimidade a norma do Código do Trabalho que alargava de 90 para 180 dias a duração do período experimental para a generalidade dos trabalhadores.
-
A declaração de inconstitucionalidade foi proferida hoje pela juíza conselheira Lúcia Amaral, no TC. O Presidente da República, Cavaco Silva, tinha pedido a fiscalização preventiva alegando que aquela norma suscitava "particulares dúvidas, no caso do trabalho indiferenciado, quanto à sua conformidade com a exigência de proporcionalidade das leis restritivas de direitos, liberdades e garantias".
-
A declaração de inconstitucionalidade obriga à devolução do diploma à Assembleia da República, o que deverá inviabilizar a entrada em vigor do Código do Trabalho a 01 de Janeiro, como estava previsto.
-
Nota do Papa Açordas: Este Partido de Sócrates deixa muitas saudades ao verdadeiro Partido Socialista. Este Código do Trabalho não é mais que um Código da Vergonha... Prova-se assim, que o Partido de Sócrates representa a direita portuguesa e... nada mais...
-

Sem comentários: