quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Pequenas e médias empresas querem ajuda do Governo

-
No final de encontro com José Sócrates
CDS exige ao Governo "choque fiscal" para salvar pequenas e médias empresas
-
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, exigiu hoje ao Governo que adopte com carácter de urgência um plano fiscal de estímulo à economia, advertindo que milhares de pequenas e médias empresas correm o risco de fechar em breve. As declarações foram proferidas após ter sido recebido pelo primeiro-ministro, José Sócrates, em São Bento, num encontro destinado a analisar a agenda da próxima cimeira europeia, que decorre amanhã e sexta-feira.
-
No final do encontro, Paulo Portas disse que a discussão essencial que teve com o primeiro-ministro foi em torno de modelos para estímulo à actividade económica em Portugal, país "cuja crise é anterior" ao actual quadro de recessão internacional. "São essenciais medidas que ainda não foram tomadas de estímulo corajoso ao nível fiscal para que a economia portuguesa funcione. Isto significa perceber que há milhares de pequenas e médias empresas que fecham as portas se não forem rapidamente ajudadas ao nível de tesouraria e liquidez", salientou o líder democrata-cristão.
-
Para evitar "consequências dramáticas do ponto de vista do emprego", Portas defendeu a imediata redução do plano especial por conta, do plano por conta, assim com o reembolso mensal do IVA e a existência de estímulos para as empresas que contratam assalariados, nomeadamente jovens ou "gente que está há bastante tempo no desemprego". Em relação às políticas sociais, o presidente do CDS-PP considerou urgente que o Governo "apoie quem cai no desemprego e quer efectivamente voltar a trabalhar".
-
Nota do Papa Açordas: Ora aqui está uma oportunidade para o sr.Sócrates fazer um trabalho útil: ajudar as pequenas e médias empresas, tal como ajudou os bancos e as grandes empresas. Mas, não creio que faça isso, e ao não fazer, vai engrossar as fileiras do desemprego. Não se deve importar muito, pois já está habituado...
-
-

1 comentário:

Anónimo disse...

actualmente às PME's está a ser-lhes exigido o pagamento "integral" sob pena de serem penhoradas, o que significa vender ao desbarato o que possuem e colocar mais gente no desemprego. Não importa o valor que se conseguir pois o saco financeiro está vazio e "algum" tem de aparecer para fazer face às "despesas" que o Estado (?) ultimamente assumiu como suas...
M