segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A realidade no Portugal cor-de-rosa de Sócrates

-
Entre Janeiro e Outubro
Trabalhadores afastados em despedimentos colectivos aumentou cerca de 30 por cento em 2008
-
O número de trabalhadores afastados em processos de despedimento colectivo aumentou, nos primeiros dez meses do ano, cerca de 30 por cento quando comparados com os números de 2007. Os dados da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho revelam que o peso do número de trabalhadores abrangidos está a crescer significativamente.
-
Em 2007, houve 195 empresas cujas administrações optaram por despedimentos colectivos, já de si um crescimento significativo face a 2006 – 116 empresas. Mas apenas nos primeiros dez meses de 2008, houve 176 empresas afectadas por despedimentos colectivos. E o número de trabalhadores envolvidos cresceu exponencialmente.
-
Em 2006, foram despedidos 1931 trabalhadores. Em 2007, saltou para 2289 trabalhadores, ou seja, 13 por cento dos trabalhadores das firmas afectadas. Mas nos primeiros dez meses do ano, foram afastados 2979 trabalhadores, representando 23 por cento do pessoal das empresas envolvidas.
-
Nota do Papa Açordas: Este é o resultado da crise interna criada pelo sr. Sócrates em 2005 até hoje, não podendo ser confundido com a crise internacional. Esta é a realidade do Portugal cor-de-rosa do sr. Sócrates e "sus muchachos", que muito têm maltratado esta república das bananas e de "bananas"...
-

5 comentários:

Daniel Santos disse...

triste aquele que agora está de férias e não tem a certeza que a fabrica reabra no ano Novo.

Um paraíso estranho este.

Peter disse...

2009

Não é fácil formular votos para o ano de 2009, numa sociedade marcada pela falta de valores humanos fundamentais e perante as perspectivas de uma crise económica, que afectará principalmente as camadas mais desfavorecidas. O meu desejo utópico é solicitar o empenho de todos, pessoas e instituições, públicas e privadas, para se superarem as dificuldades e se construir uma sociedade mais justa e mais humana.

Peter

Anónimo disse...

Um PRÓSPERO ANO NOVO, eis os meus votos para ti e para os teus!

Tiago R Cardoso disse...

Um Feliz Ano Novo e um tradicional mas sentido, que conseguias tudo o que desejas.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Compadre
Um dia o sol há-de nascer. Que o 2009 seja uma Ano de viragem e para ti, querido amigo, um ano de realizações pessoais pleno de saúde e determinação para que possamos, tal como agora, partilhar os nossos espaços e questionar o que nos acontece.

Abraço apertado e felicidades para ti e para os teus.