quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Explosão na Quimigal de Estarreja

-
Aveiro
Explosão na Quimigal de Estarreja provoca dois feridos graves

-
Uma explosão na fábrica de químicos da Quimigal, em Estarreja, Aveiro, provocou hoje dois feridos graves com queimaduras, revela o portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPT).
-
A explosão foi registada dentro das instalações da Quimigal, em Estarreja, Aveiro, terá ocorrido na sequência de trabalhos de manutenção, disse à Lusa Alexandre Fonseca, o vereador da Protecção Civil da Câmara de Estarreja. Segundo o mesmo vereador os feridos têm queimaduras de segundo grau.
-
O INEM enviou um helicóptero que será responsável por encaminhar um dos feridos para o Hospital de Coimbra. O outro foi encaminhado para a mesma instituição numa ambulância medicada.
-
Contactada pela Lusa, fonte dos bombeiros locais afirmou que o alerta foi dado às 13h20. A primeira intervenção foi feita por bombeiros ao serviço da empresa detentora do parque químico, a CUF- Químicos Industriais.
-
Nota do Papa Açordas: Se a explosão ocorreu quando se procedia a trabalhos de manutenção, logo se conclui que: ou foi descuido, ou o pessoal não está habilitado para essa manutenção. Oxalá o inquérito seja conclusivo e dê uma explicação cabal para este acidente grave.
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Perdoe-me a intrusão mas tneho de discordar com o referido!!

no momento do incidente as obras de manutenºao da fábrica pararam, NAO foi a fábrica que parou... e mais as pessoas estavam habilitadas e decerto que não foi descuido poruqe é da orbigação dos senhroes da segurança andarem a verficar esse permenores, de liquidos e fazerem verificações se o local está devidamente seguro para se poder trabalhar e nao passar ordens de fogo (papel ao qual é assinado pelo encarregado da obra que permite fazer fogo em determinadas áreas), por fontes fidignas foime chegado que tais fiscalizações nao haveriam sido feitas e portanto os homens confiando no encarregado da obra (é um funcionário da CUF responsável por alele local) fizeram o seu dever de trabalhar e aconteceu o sucedido...

FONTE: anónimo