terça-feira, 19 de agosto de 2008

A transformação de células embrionárias em neurónios

-
Cientistas europeus descobrem como transformar células embrionárias em neurónios
-
Cientistas europeus descobriram como transformar, em laboratório, células embrionárias em neurónios do córtex cerebral. A descoberta abre novas perspectivas para a investigação médica sobre doenças neurológicas.
-
O córtex cerebral é uma estrutura complexa, constituída por células nervosas ou neurónios, onde surgem doenças como a epilepsia ou a doença de Alzheimer. O trabalho, realizado pela equipa de Pierre Vanderhaeghen, da Universidade Livre de Bruxelas, com Afsaneh Gaillard, da Universidade francesa de Poitiers, foi colocado 'online' no domingo pela revista científica "Nature".
-
Nicolas Gaspard, da Universidade Livre de Bruxelas, descobriu pela primeira vez que as células embrionárias "podem ser transformadas em neurónios do córtex de acordo com um mecanismo simples e eficaz, resumindo a essência da complexidade do córtex cerebral, mas dentro de caixas de cultura celular", referiu um investigador à AFP.
-
Nota do Papa Açordas: É, sem dúvida, um grande passo para a investigação médica sobre doenças neurológicas.
-

2 comentários:

Anónimo disse...

SEm dúvida que é uma boa descoberta! pode ser que a partir de agora a classe política reorra a tratamentos de implantes de neurónios....(bem pensantes)
M

Anónimo disse...

*recorra (correcção)
M