segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mau indicador para as nossas exportações

-
Construção espanhola arrasta economia até 2010
-
A quebra na actividade do sector de construção civil em Espanha acelerou a deterioração dos principais indicadores da economia e apenas se espera uma retoma em 2010, refere o serviço online do jornal económico "Cinco Dias".
-
Após 15 anos de expansão, a economia começou a desacelerar com força e, segundo os dados mais recentes, encontra-se à beira de uma quebra de actividade, devida a vários factores. Em primeiro lugar, continua a notícia, o modelo de crescimento baseado quase exclusivamente na construção, foi afectado pelo surgimento de uma crise de liquidez internacional, que deixou de fora grande número das maiores empresas do sector. A rápida subida dos preços das matérias primas, em especial do petróleo, acabou por dar o toque de misericórdia numa economia que, como é referido, se aproxima de uma crise semelhante à de 1993.
-
Nesse ano, as economias europeias entraram em recessão com valores elevados de quebra de actividade que se iria reflectir nos níveis de crescimento dos anos seguintes.
-
Nota do Papa Açordas: Esperemos que a economia espanhola não leve muito tempo a recuperar, para dinamizar as exportações portuguesas.
.

Sem comentários: