segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sistema Pré-Escolar da treta

-
Só em Lisboa ficaram mais de mil meninos à porta do sector público
Milhares de crianças ainda não têm vaga no pré-escolar

-
Adelaide, de quatro anos, estava inscrita no jardim-de-infância da Escola da Quinta da Condessa, na Pontinha. Mas há dias ficou a saber que não haverá lugar para ela. "Vai ter que ficar com a avó", conforma-se Horácio Santos, 54 anos, que assim terá que continuar a fazer vários quilómetros por dia para deixar a menina na casa da sogra. Não tem meios para pagar um jardim-de-infância privado. Francisco, também com quatro anos, inscreveu-se na Escola Básica Vasco da Gama, em Lisboa. Ficou em lista de espera. À sua frente estão cem meninos que também não conseguiram vaga, conta o pai, Paulo Leiria, 39 anos, que já inscreveu o filho num colégio.
-
No ano passado mais de uma em cada dez crianças inscritas (11,8 por cento) num jardim-de-infância público não conseguiu lugar, segundo a Inspecção-Geral de Educação, que analisou uma amostra representativa de escolas. E quase metade (47,6 por cento) das 263.887 que em 2006/07 frequentavam o pré-escolar estavam na rede privada (lucrativa ou de instituições de solidariedade social). O Ministério da Educação não disponibilizou dados mais actualizados.
-
Nota do Papa Açordas: Mais uma promessa que fica por cumprir. E o seu incumprimento afecta em grande parte as famílias de menores recursos. Agora, ou vão colocar as crianças na rede privada, ou com os familiares mais idosos. Esperamos que não se esqueçam destes contratempos em 2009...
-

Sem comentários: