quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ainda não foi desta que desligaram o ventilador...

-
Portugal escapa a recessão técnica
-
A economia portuguesa cresceu 0,4 por cento no segundo trimestre de 2008 face ao trimestre anterior, escapando a uma recessão técnica depois de no primeiro trimestre ter recuado 0,1 por cento.
-
Os números divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua estimativa rápida (ainda passíveis de serem revistos) dão conta de que a economia portuguesa, apesar de escapar à recessão, continua bastante frágil.
-
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9 por cento no segundo trimestre face a igual período do ano passado e 0,4 por cento face ao primeiro trimestre de 2008. Os dados do INE revêem ainda alguns dos indicadores já divulgados anteriormente.
-
"Estes resultados incluem revisões nos valores apurados para os trimestres anteriores, reflectindo a incorporação dos resultados das Contas Nacionais definitivas para o ano 2006 e a actualização da informação de base disponível. Nesta actualização destaca-se a incorporação das versões mais recentes da Balança de Pagamentos e das estatísticas do comércio internacional de bens. As alterações agora efectuadas traduziram-se numa revisão em alta do crescimento do PIB em 0,1 pontos percentuais em 2006 e 2007 face às anteriores estimativas. Relativamente ao primeiro trimestre de 2008, a taxa de variação homóloga do PIB manteve-se em 0,9 por cento".
-
Nota do Papa Açordas: A economia portuguesa comporta-se como um doente terminal ligado ao ventilador. Vá lá, que ainda não foi desta que desligaram o ventilados... Quanto ao desemprego, houve uma ligeira baixa, porque o governo mandou apagar das listas uns milhares deles...e além disso, como é Verão, existe algum emprego sazonal. Mas não são números para embandeirar em arco, longe disso!...
-

Sem comentários: