terça-feira, 26 de agosto de 2008

Super polícias para combater crime violento

-
Procurador-geral reconhece necessidade de melhor organização do Ministério Público
Pinto Monteiro vai anunciar unidades especiais para combater crime violento

-
A criação de unidades especiais para combater a criminalidade violenta vai ser anunciada, esta quinta feira, pelo procurador-geral da República (PGR), Fernando Pinto Monteiro.
-
Para estabelecer as normas do seu funcionamento, foram já iniciados contactos e marcadas reuniões com as direcções dos quatro Departamentos de Investigação e Acção Penal e dos seus órgãos máximos, Departamentos Centrais de Investigação e Acção Penal.
-
A iniciativa de formar estas unidades especiais é a resposta às notícias dos recentes casos de criminalidade especialmente violenta registada em Portugal e ao sentimento de insegurança que geraram. Ainda ontem um turista alemão foi baleado em Boliqueime, no Algarve, depois de ter resistido a um assalto.
-
Em declarações ao PÚBLICO, Pinto Monteiro reconhece a necessidade de "uma resposta mais rápida" e de uma "melhor organização do Ministério Público" face ao aumento de episódios de violência. Na sua perspectiva, é um trabalho que tem de ser desenvolvido com "gente vocacionada" e "aproveitando os meios que existem."
-
A posição da procuradoria quanto à melhor forma de combater episódios de violência como os das últimas semanas, incluindo assaltos a bancos e homicídios, será divulgada, na quinta--feira, numa nota distribuída aos órgãos de comunicação social. O PGR fez contudo notar que existe uma mudança de "qualidade" do crime, mas que Portugal continua a ser "um dos países mais seguros da Europa".
-
Nota do Papa Açordas: Como já o dissemos, a luta contra a criminalidade violenta e organizada, passa por uma prevenção e vigilância eficaz. Pensamos que o SIS terá uma palavra a dizer. Além disso, o CPP não ajuda muito este combate...
-

Sem comentários: