domingo, 24 de agosto de 2008

Vigilantes florestais sem receber


«Desde que iniciaram funções, em Julho que os vigilantes florestais dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto não recebem as remunerações acordadas aquando da sua contratação. Os postos podem fechar.

Os vigilantes da natureza estão sem receber os respectivos ordenados de Julho e Agosto. Segundo alguns vigilantes contactados pelo JN, uma exposição seguiu já para o Ministro da Administração Interna, mas mostram-se preocupados, porque já há alguns casos de dificuldades económicas que colocam em perigo o normal funcionamento dos postos, por revelarem indisponibilidade financeira para asseguraram as deslocações até ao local de vigilância.

"No dia 1 de Julho todos os vigias inscritos e seleccionados foram contactados pela GNR de Braga, para se deslocarem aos seus postos de vigia e iniciarem os trabalhos naquele mesmo dia. Como aconteceu no ano passado, começaram os trabalhos sem terem sido assinados quaisquer contratos. Apenas um mês depois é que os contratos foram fornecidos para serem assinados", começa por referir Emanuel Ferreira da Costa.

A este dado acrescentou-se o facto de tardarem as remunerações: "durante o mês de Julho foi fornecida a informação que talvez os vigias fossem remunerados a partir do dia 20 do mesmo mês, mas tal não aconteceu. Aguardamos pelo final do mês, sem remunerações, e, no passado dia 20 de Agosto foi comunicado pelo CPD de Braga que no dia 21 seriam efectuadas as remunerações, entre as 10h30 e 11h da manhã. As remunerações não foram efectuadas", sublinha Emanuel Costa.

Por seu turno, Guilherme Vieira, vigilante em Vieira do Minho, disse ao JN tratar-se do "segundo ano consecutivo que os vigilantes florestais estão sem qualquer tipo de remuneração".
A revolta destes vigilantes leva-os a questionar "se a função publica não recebe os seus ordenados entre os dias 20 e 21 de cada mês". Agora, adensam-se as dificuldades, com "famílias para manter, despesas para pagar e gasolina a pagar para se poderem deslocar aos seus postos de trabalho".

Emanuel Costa denuncia, ainda que "as verbas para efectuar o pagamento aos vigias florestais já foram disponibilizadas, e mesmo assim os vigias continuam sem remunerações". Assim, deixa o aviso: "se esta situação continuar os mesmos postos de vigia serão fechados até todas as remunerações serem efectuadas".

O JN tentou um esclarecimento junto da GNR, mas tal não foi possível. (Jornal de Notícias)

Nota do Papa Açordas: Todos os anos é a mesma coisa: os vigilantes a protestar por não serem remunerados na devida altura. Os "boys" do sr. Sócrates andam-se a portar muito mal...

-

Sem comentários: