segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Mariano Gágá, do Contra Informação, é melhor que o real

-
Ministro mantém confiança na gestão autónoma do Ensino Superior
Mariano Gago diz que maus gestores nas Universidades serão substituídos

-
O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago, admitiu hoje que existem maus gestores nas universidades públicas, mas disse manter total confiança na gestão autónoma destas instituições de ensino superior.
-
"Hoje, eu tenho confiança na universidade e na sua capacidade mesmo quando ela tem dificuldades de gestão. Esses dirigentes [maus gestores], eles próprios corrigirão essa atitude ou serão substituídos", disse Mariano Gago à agência Lusa, acrescentando que o Ministério do Ensino Superior "não deve" intervir directamente na gestão das universidades públicas.
-
"Quando a lei é violada, o ministério intervém imediatamente sobre as universidades, mas garante a sua autonomia e compete à universidade encontrar as melhores formas de se gerir e compete ao ministério ajudar as universidades a encontrar as melhores formas de se gerir", explicou.
-
Mariano Gago, que falou à Lusa à margem do encontro nacional de associações de estudantes do Ensino Superior, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) na Caparica, Almada, sublinhou que "os países democráticos precisam de instituições universitárias com autonomia".
-
No entender do ministro do Ensino Superior, a autonomia das universidades "é fundamental" na criação de pessoas críticas e na criação de instituições autónomas em relação ao poder político ao mesmo tempo que mantêm a capacidade de "apresentar ao país outros caminhos e outras maneiras de olhar".
-
Nota do Papa Açordas: Mariano Gago, tirou dinheiro aos orçamentos das Universidades, deixando-as descapitalizadas, e agora, diz que existem maus gestores? Isto é de loucos!! Veja-se o caso dos Açores: gastou em 2007, 18 milhões de euros en ordenados e o orçamento para este ano é de 14,7 milhões! Onde vão buscar o dinheiro em falta? Vão roubar? Este ministro acompanha o governo: estão fora do prazo de validade!!!
-

3 comentários:

Anónimo disse...

Numa análise em dois tempos, diria que onde se tira dificilmente se consegue repor ... a não ser que, ao caso, se aumentem as propinas, que é a via mais fácil!

Sem olhar a isso, concordo que quem é mau gestor seja removido.

Tiago R Cardoso disse...

primeiro ataca-se e depois diz-se que a culpa é dos outros...pois.

António de Almeida disse...

-Será altura de reequacionar o valor das propinas, excessivamente baixo para quem vai depois obter dividendos auferindo bons salários. Os casos de alunos carenciados resolvem-se com cheque-ensino, os outros devem pagar a formação, ou pelo menos boa parte dela. Se forem analisar até chegarão á conclusão que muitos desses alunos frequentaram até final do secundário o ensino privado, passam depois para o público pelo valor da Faculdade e não por qualquer outra razão. Não invalida que maus gestores devam ser afastados.