quinta-feira, 20 de novembro de 2008

As mentiras do sr.Silva

Comunicado da CAP publicado no AGROPORTAL:
-
Ministro Jaime Silva mente sobre os milhões da PAC
-
O Ministro Jaime Silva veio mais uma vez tentar ludibriar a opinião pública com a publicitação de milhões de euros para os agricultores, misturando pagamentos obrigatórios da PAC, processados em toda a Europa, com o Proder, o programa português de apoio ao investimento e modernização da agricultura.
-
O que está em causa são os atrasos na execução do Proder, prometido pelo Ministro Jaime Silva para 1 de Janeiro de 2007. Na sexta-feira passada, das 17 medidas previstas, somente três realizaram pagamentos aos agricultores. Na sequência das críticas da oposição, o Ministério abriu no sábado concursos em simultâneo para mais sete medidas.
-
A reestruturação iniciada pelo Ministro Jaime Silva no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas levou a que a capacidade técnica daquele organismo fosse destruída. Hoje, o MADRP perdeu os seus melhores técnicos, que foram afastados pelo ministro por não concordarem com a sua política ou foram-se embora para não terem de aplicar uma política lesiva dos interesses dos agricultores.
-
Há medidas agro-ambientais de 2007 que ainda não foram fiscalizadas e que, devido a esse atraso, da exclusiva responsabilidade do MADRP, ainda não foram pagas aos agricultores.
-
Há atrasos nos pagamentos de projectos de investimento realizados no âmbito do anterior Quadro Comunitário de Apoio.
-
Há um desnorte total na aplicação de medidas fitossanitárias de combate ao nemátodo do pinheiro e à língua azul nos ovinos e caprinos.
-
Há ainda uma flagrante incapacidade do MADRP em ajudar os agricultores em momentos tão difíceis como os que estamos a viver, não tendo sequer o Ministro Jaime Silva solicitado à Comissão Europeia a antecipação do pagamento das ajudas RPU, integralmente financiadas por Bruxelas.
-
Ao caos que se instalou na aplicação da PAC em Portugal, o Ministro JaimeSilva responde unicamente com milhões de euros, que não existem a não ser na sua mente.
-
O responsável pela pasta da Agricultura permite também que este Governo exclua a agricultura das várias linhas de apoio às micro e pequenas empresas lançadas para ajudar os diversos sectores a ultrapassarem a crise económica.
-
Os agricultores questionam-se se esta política agrícola nacional, por ser tão má e contra o sector, é apenas resultante da incompetência de um só ministro ou assumida por um Governo que deliberadamente quer acabar com a produção nacional de alimentos.
-

2 comentários:

Peter disse...

"Os agricultores questionam-se se esta política agrícola nacional, por ser tão má e contra o sector, é apenas resultante da incompetência de um só ministro ou assumida por um Governo que deliberadamente quer acabar com a produção nacional de alimentos."

Compadre! É capaz de ser as duas coisas...

Anónimo disse...

Falta saber também quanto tem de verdade que ter beliscado os interesses de um certo Sevinate Pinto ajudou à festa em que se meteu!