quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Petróleo - falta pouco para os 50 dólares

-
AIE aponta fraca procura este e no próximo ano
Preço do petróleo em Londres próximo dos 50 dólares

-
O preço do petróleo de “Brent”, cotado em Londres e que serve de referência ao mercado nacional, baixou hoje para 52,30 dólares (41,6 euros) e em Nova Iorque o preço do “light sweet crude” caiu para o nível mais baixo dos últimos 22 meses, para 54,67 dólares (43,5 euros), um dia depois de a Agência Internacional de Energia confirmar a fraca procura de energia neste e no próximo ano.
-
A AIE, no seu relatório divulgado ontem, estimou que o consumo de energia neste ano é o mais fraco desde 1985 e reviu em baixa as previsões para o próximo ano, que irão crescer menos (340 mil barris diários) do que tinha previsto anteriormente (350 mil barris por dia).
-
Com a perspectiva de redução da procura no próximo ano, e de queda ainda maior dos preços do petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) admite a realização de uma reunião de emergência a 28 de Novembro, no Cairo.
-
Nota do Papa Açordas: Ainda hoje o presidente da CE, J.M.Durão Barroso, chamou a atenção que os preços ao consumidor não estão a descer com a mesma rapidez com que subiram. E chamou a atenção para o caso português. A Galp que se cuide...Quanto aos nossos governantes, continuam uns bananas...garantindo, desde já, um lugar na GALP, quando largarem o governo...
-
-
-

Sem comentários: