-
Ministro mantém confiança na gestão autónoma do Ensino Superior
Mariano Gago diz que maus gestores nas Universidades serão substituídos
-
O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago, admitiu hoje que existem maus gestores nas universidades públicas, mas disse manter total confiança na gestão autónoma destas instituições de ensino superior.
Mariano Gago diz que maus gestores nas Universidades serão substituídos
-
O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago, admitiu hoje que existem maus gestores nas universidades públicas, mas disse manter total confiança na gestão autónoma destas instituições de ensino superior.
-
"Hoje, eu tenho confiança na universidade e na sua capacidade mesmo quando ela tem dificuldades de gestão. Esses dirigentes [maus gestores], eles próprios corrigirão essa atitude ou serão substituídos", disse Mariano Gago à agência Lusa, acrescentando que o Ministério do Ensino Superior "não deve" intervir directamente na gestão das universidades públicas.
-
"Quando a lei é violada, o ministério intervém imediatamente sobre as universidades, mas garante a sua autonomia e compete à universidade encontrar as melhores formas de se gerir e compete ao ministério ajudar as universidades a encontrar as melhores formas de se gerir", explicou.
-
Mariano Gago, que falou à Lusa à margem do encontro nacional de associações de estudantes do Ensino Superior, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) na Caparica, Almada, sublinhou que "os países democráticos precisam de instituições universitárias com autonomia".
-
No entender do ministro do Ensino Superior, a autonomia das universidades "é fundamental" na criação de pessoas críticas e na criação de instituições autónomas em relação ao poder político ao mesmo tempo que mantêm a capacidade de "apresentar ao país outros caminhos e outras maneiras de olhar".
-
Nota do Papa Açordas: Mariano Gago, tirou dinheiro aos orçamentos das Universidades, deixando-as descapitalizadas, e agora, diz que existem maus gestores? Isto é de loucos!! Veja-se o caso dos Açores: gastou em 2007, 18 milhões de euros en ordenados e o orçamento para este ano é de 14,7 milhões! Onde vão buscar o dinheiro em falta? Vão roubar? Este ministro acompanha o governo: estão fora do prazo de validade!!!
-
3 comentários:
Numa análise em dois tempos, diria que onde se tira dificilmente se consegue repor ... a não ser que, ao caso, se aumentem as propinas, que é a via mais fácil!
Sem olhar a isso, concordo que quem é mau gestor seja removido.
primeiro ataca-se e depois diz-se que a culpa é dos outros...pois.
-Será altura de reequacionar o valor das propinas, excessivamente baixo para quem vai depois obter dividendos auferindo bons salários. Os casos de alunos carenciados resolvem-se com cheque-ensino, os outros devem pagar a formação, ou pelo menos boa parte dela. Se forem analisar até chegarão á conclusão que muitos desses alunos frequentaram até final do secundário o ensino privado, passam depois para o público pelo valor da Faculdade e não por qualquer outra razão. Não invalida que maus gestores devam ser afastados.
Enviar um comentário