domingo, 16 de novembro de 2008

Acidentes de viação: alteração no método de contabilização das vítimas

-
Dia da Memória
Autoridade Nacional vai alterar método de contabilização das vítimas de acidentes de viação

-
O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária disse hoje que nas próximas semanas vai ser criado um grupo de trabalho interministerial para tratar a contabilização dos mortos nos hospitais até 30 dias após o acidente de viação. Hoje comemora-se o Dia Mundial das Vítimas da Estrada.
-
Em declarações no dia em que se assinala o Dia Mundial das Vítimas da Estrada, Paulo Marques adiantou que o novo método de contabilização deverá entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2010.
-
"Esta contabilização só fará sentido iniciando-se em Janeiro, como não vamos conseguir ter este cálculo preparado para 2009, iremos fazer todos os esforços para que a 1 de Janeiro de 2010 entre este novo modelo como fórmula definitiva", afirmou o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
-
Segundo Paulo Marques, o grupo de trabalho terá representantes dos Ministérios da Saúde, Justiça, Administração Interna e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
-
O responsável salientou que a contabilização dos mortos a 30 dias "é um trabalho que vai demorar algum tempo" e não "é simples". "Um acidentado pode ir para uma hospital e depois ser transferido para outro, pode ter alta do hospital e durante os 30 dias pode vir a falecer por outras causas", afirmou.
-
Nota do Papa Açordas: Há muito que se esperava por esta medida, mas apenas vai entrar em vigor a partir de l de Janeiro de 2010. Na realidade, não se compreende que os outros países europeias usem o novo método há vários anos, e Portugal ainda use este método arcaico e terceiro-mundista.
-

1 comentário:

Tiago R Cardoso disse...

pois, um sistema que só conta as vitimas na hora e mesmo que faleçam depois no hospital não contam.

Há muito que já se devia ter reparado o erro.