segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Universidade dos Açores sem dinheiro para salários

-
Ensino superior
Mariano Gago admite existência de maus gestores
-
A Universidade dos Açores (UAc) está outra vez a braços com dificuldades financeiras graves, de tal maneira que não garante o pagamento aos seus funcionários dos salários de Dezembro. O "buraco" financeiro na UAc já vai em três milhões de euros só este ano e o Ministério da Ciência e Ensino Superior ainda não concretizou o pedido feito pelo reitor açoriano no sentido de o Estado transferir verbas que permitam liquidar os vencimentos a um universo superior a 250 professores e 200 funcionários. "Estamos a aguardar o reforço orçamental que já havíamos solicitado e que segue a sua tramitação, aparentemente normal, entre o MCES e o Ministério das Finanças", afirma o reitor Avelino Meneses, que faz votos para que o dinheiro chegue a tempo e corresponda às necessidades.
-
O máximo que a tutela conseguiu satisfazer, há poucos dias, foi autorizar a antecipação do duodécimo que permitirá pagar os subsídios de Natal. Os custos com pessoal atingiram, em 2007, quase 18 milhões de euros, sendo que a academia vai receber no próximo ano 14,7 milhões de euros do Orçamento, um valor que continua a ser deficitário.
-
Nota do Papa Açordas: É o governo do miserabilismo. A sua política para o ensino superior é cortar, cortar, cortar. Basta verificar as dificuldades da Universidade dos Açores para se perceber as dificuldades de todas as outras. Os Açores, para um gasto de 18 milhões de euros em pessoal (isto em 2007), vai receber no próximo ano, apenas 14,7 milhões!!!
-

Sem comentários: