quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Saúde portuguesa na cauda da Europa

-
Revela estudo
Saúde portuguesa na cauda da Europa
-
Portugal surge em 26.º lugar numa classificação dos sistemas de cuidados de saúde prestados em 31 países europeus, num estudo divulgado esta quinta-feira em Bruxelas pela organização Health Cosumer Powerhouse, que realça o deficiente acesso aos tratamentos e tempo de espera.
-
Com um total de 507 pontos em 1.000 possíveis no conjunto de 34 indicadores de desempenho divididos em seis categorias, Portugal é o quarto país da União Europeia com pior pontuação, surgindo nesta lista apenas à frente da Roménia e da Bulgária, da Croácia e Macedónia (dois países candidatos à adesão à UE) e da Letónia, última classificada.
-
A classificação obtida por Portugal representa uma nova queda relativamente aos resultados obtidos em estudos anteriores. Em 2006, Portugal surgia na 16.ª posição e no ano passado ocupava o 19.º posto.
-
“Portugal ainda não conseguiu resolver o seu problema de acesso e de tempo de espera de tratamento, o que tem graves implicações para os pacientes e a capacidade do sistema em prestar cuidados”, referiu Arne Björnberg, director de investigação do Euro Health Consumer Index, um inquérito anual relativo aos cuidados de saúde prestados na UE.
-
No primeiro lugar do estudo relativo a este ano ficou a Holanda, com 839 pontos, seguida da Dinamarca (820) e Áustria (784). O estudo abrangeu os 27 Estados-membros da União Europeia assim como os países candidatos Croácia e Macedónia, além da Noruega e Suíça. (Correio da Manhã)
-
Nota do Papa Açordas: Temos que dar os parabéns ao sr.Sócrates. Se em 2006 estávamos em 16º lugar, em 2007 em 19º e em 2oo8 em 26º lugar, todos anos de governação cor de rosa/Sócrates, temos de agradecer a este senhor, o favor que ele fez em encerrar Centros de Saúde, SAP´s, urgências em Hospitais, etc., o que muito contribuiu para essa baixa classificativa... E, já agora, não se esqueçam de fazer contas com esse senhor, no próximo ano, nas eleições legislativas, nas autárquicas e nas europeias...
-

2 comentários:

Pata Negra disse...

Essa Health Cosumer Powerhouse é uma agência dominada pelo PCP! Os dados do Ministério da Saúde vão no sentido contrário, os portugueses, com saúde, reconhecem as melhorias que têm acontecido no sistema. Temos de responsabilizar as pessoas pela sua própria saúde, o Estado não tem de pagar as curas dos que fumam, que comem toucinho e bebem pinga e que não dão umas corridas pela manhã!
Este governo já proibiu que se fumasse em tudo quanto é lugar público, já pôs a ASAE atrás de tudo o que é chouriço caseiro e vinho sem rótulo, já pôs o Primeiro Ministro a dar o exemplo do exercício Físico quer esteja na Covilhã ou na China. Querem mais do que isto? Cuidados de saúde? Essa é uma responsabilidade de cada um e, por isso, este governo não trata da saúde de cada um...
Ou melhor! Um abraço num país dominado por uma corja que está a tratar da nossa saúde. Atchin!!!!!

Anónimo disse...

Mete lá a tua prima manela que ela transforma logo o pais num paraiso.