segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CASA PIA: Logro ou malogro...

-
Hoje e amanhã são as alegações finais do Ministério Público
Casa Pia: Chega ao fim o julgamento mais longo realizado em Portugal

-
Entre o seu gabinete no tribunal da Boa Hora e o silêncio e tranquilidade da sua casa do Norte, o procurador João Aibéo analisou, nos últimos meses, as transcrições de parte substancial das declarações e depoimentos prestados ao tribunal ao longo de quatro anos de julgamento, registados em 12 cassetes de vídeo, 968 de áudio, 1052 CD e 314 DVD.
-
Com base nesses elementos, bem como na sua convicção formada durante o processo, preparou as alegações que apresenta, hoje e amanhã, em Monsanto. Depois, no dia 9, será a sua vez de começar a ouvir as alegações finais da defesa.
-
Quando lhe foi entregue a empreitada de, em nome do Ministério Público, acusar em tribunal os sete arguidos do processo de pedofilia da Casa Pia de abuso sexual de 32 menores de idade, aceitou a tarefa como um desafio a que se sentia capaz de responder. Não punha então a hipótese de que o julgamento se transformasse no mais longo alguma vez feito em Portugal. O tempo em que lhe competiria sustentar a tese da acusação produzida pelo procurador João Guerra e pelas procuradoras Cristina Faleiro e Paula Soares.
-
Magro e grisalho, João Aibéo, de 50 anos, magistrado da escola de Coimbra, é conhecido pela sua delicadeza e respeitado pela sua competência. No currículo, constam processos mediáticos como o da repetição do julgamento de Costa Freire (ex-secretário de Estado da Saúde) ou do homicídio na discoteca Kremlin. Mas, sobretudo, abundam os casos de assaltos, roubos, homicídios, tráfico de droga cometidos por jovens delinquentes ou marginais experientes.
-
Nota do Papa Açordas: É a primeira vez que trazemos ao Papa Açordas o caso da Casa Pia. Não pretendendo interferir no "negócio", optámos sempre por um alheamento editorial. Mas, agora que se entra nas alegações finais do MP, manisfestamos a nossa preocupação pela manipulação de todo este caso. Se dúvidas houvessem, elas teriam desaparecido ontem à noite com a reportagem da TVI. Simplesmente, e escandalosamente, manipuladora...
Vamos aguardar com expectativa o resultado final.
.-

3 comentários:

Anónimo disse...

Aguardemos....

Aguardemos....

Aguardemos...

EU aguardo há muito. Ainda falta quanto?
M

Anónimo disse...

OU MUITO ME ENGANO OU AQUELE SR. QUE DIZ ESTAR MUITO SERENO DEVE ESTAR A PREPARAR O SALTO. LEMBRAM-SE DAQUELA CORRIDA DE JIPE ATÉ AO ALGARVE? POIS DESTA VEZ É QUE FOGE MESMO, DEPOIS QUEIXEM-SE. C/ ESTES ACORDOS DE CHEN CADA PASSA A FRONTEIRA À VONTADE, DEPOIS É SÓ APANHAR O AVIÃO.

Anónimo disse...

E depois diz como a outra que "foi obrigada a entrar no avião" eheh