sábado, 8 de novembro de 2008

Professores - Todos a Lisboa!!!

-
Oito meses depois do primeiro protesto
Professores voltam à rua por causa da avaliação

-
Provavelmente, esta noite Mário Nogueira não pregou olho. Diz o porta-voz da Plataforma Sindical dos Professores que, "quando se aproximam os grandes acontecimentos", fica "sempre assim", "com nervoso miudinho"; e ele não tem dúvidas de que a manifestação de hoje é "absolutamente excepcional": "Aquilo que toda a gente disse e escreveu que era irrepetível, os 100 mil professores na rua, vai repetir-se. E as consequências políticas têm de ser tremendas - ou o Governo suspende a avaliação ou, agora, isto não pára mais! Se for preciso voltamos já para a rua e podemos mesmo vir a fazer greve, ainda no primeiro período!"
-
Quanto a números, Mário Nogueira é cauteloso. No dia 7 de Março, na véspera da Marcha da Indignação que juntou cem mil professores em Lisboa, adiantou que esperava 70 mil. E ontem, apesar de outros dirigentes sindicais falarem de 120 mil, não arredou pé: "De que serão 100 mil estou seguro", disse. E dali não saiu.
-
Mas uma coisa é ser firme nos 100 mil, outra é esconder o entusiasmo. Enquanto falava ao PÚBLICO, uma poderosa máquina movia-se para hoje pôr 740 autocarros a caminho de Lisboa - mais 126 do que em Março. E isto, no mínimo. Em Coimbra, por exemplo, ao fim da tarde o coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro, Luís Lobo, rendeu-se aos pedidos que continuavam a pingar, apesar dos avisos de que as inscrições estavam fechadas: "Pronto, mandamos vir autocarros a mais. Mais vale isso do que ficar alguém em terra."
-
Nota do Papa Açordas: A ministra Rodrigues está num beco sem saída. Mais dia menos dia, vai ser forçada a sentar-se à mesa das negociações com os professores, já que não pode colocar um polícia a tomar conta de cada professor, para assim os obrigar a preencher os impressos da avaliação... Acha paz e sossego e fumem lá o cachimbo...
-

2 comentários:

Anónimo disse...

http://bandeiranegra1.wordpress.com/2008/11/08/com-esta-corporacao-ate-eu-defendo-a-tia-milu/
Cumprimentos,
Spartakus.

Tiago R Cardoso disse...

parece estranho que com tanto barulho dos protestos a ministra não consiga ouvir nada.