quarta-feira, 16 de julho de 2008

Gasóleo vai chegar a 1,50 euros até final de Agosto

-
Saleiro acredita que especulação de preços deverá manter-se até eleições nos EUA
-
O preço do gasóleo deverá atingir 1,50 euros por litro até ao final do mês de Agosto. O alerta é feito pelo antigo presidente da Associação Nacional de Combustíveis (Anarec), António Saleiro, em declarações à Agência Financeira.
-
Neste momento o preço do gasóleo ronda 1,43 euros por litro, o que significa, que deverá sofrer um aumento de 7 cêntimos num espaço de 42 dias.
-
«A subida dos preços dos combustíveis não vai abrandar, o que irá levar inevitavelmente a um abrandamento do consumo. Este ano já assistimos a uma quebra na ordem dos 27% e não vamos ficar por aqui», revela o responsável.
-
Relatório da AdC
-
Apesar desta subida contínua dos preços, Saleiro afasta uma possível redução do imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), uma vez que, para o responsável, «não é a melhor solução para resolver o problema».
-
O ex-presidente da Associação Nacional de Combustíveis mostra-se, no entanto, surpreendido com as conclusões do relatório da Autoridade da Concorrência (AdC) e que garante a inexistência de cartelização no sector.
-
«O relatório da Concorrência revela que não tinham sido encontrados indícios materiais relativos à concertação de preços. Então questiono-me o que é que os oito associados da Apetro fazem nas suas reuniões? Quando definem estratégias e defendem interesses o que estão a fazer?».
-
«Não há vontade política para combater especulação»
-
A solução, no entender de António Saleiro, passa por uma mudança dos hábitos, uma vez que, segundo o mesmo, «há um interesse mundial que esta situação se mantenha e, ao mesmo tempo, não há vontade política de fazer combate à especulação dos combustíveis, o que é visível pelo último encontro do G8, em que não saíram medidas concretas para combater estes aumentos contínuos», refere à AF.
-
Aliás, para o antigo presidente da Anarec, esta situação deverá manter-se até às próximas eleições nos Estados Unidos. (Agência Financeira)
-

Sem comentários: