quinta-feira, 24 de julho de 2008

Admitem-se médicos...

-
Em especialidades como urologia, obstetrícia, pediatria e anestesia
Ministra da Saúde admite falta de médicos dentro de três ou quatro anos

-
Especialidades como urologia, obstetrícia, pediatria e anestesia podem vir ter falta de médicos dentro de três a quatro anos, admitiu hoje a ministra da Saúde, Ana Jorge, que reconhece também a possibilidade de um período "muito crítico" para os utentes que recorram ao médico de família.
-
Ana Jorge, que falava no final do Conselho de Ministros, disse não ser possível por enquanto estimar quando Portugal poderá resolver o problema da falta de médicos de família. "O número de médicos que têm vindo a ser formados aumentou em cerca de 500 por ano, mas ainda é insuficiente para podermos atribuir médicos de família a todos os portugueses", afirmou.
-
Segundo a ministra da tutela, "ainda é difícil fazer-se a contabilização para que Portugal ultrapasse este problema, porque Portugal tem uma carência muito grande não só de médicos de família, como também em áreas de especialidade como urologia, obstetrícia, pediatria e anestesia".
-
Com as aposentações previstas nos próximos anos, a titular da pasta da Saúde disse ser mesmo "muito necessária a formação de mais médicos". "Vamos conseguir diminuir o número de utentes sem médico, mas vamos precisar ainda de mais uns anos para resolver este défice, sendo certo que nestes próximos anos vamos ter o reflexo da quebra muito grande registada nos anos 80", advertiu Ana Jorge.
-
Notas do Papa Açordas: Foi o que ficou do numerus clausus. E o Cavaco, também tem a sua culpa...Agora, é procurar os médicos no mercado estrangeiro, e esperar que os nossos, cresçam e se façam...
-

Sem comentários: