segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Mugabe quer o poder todo

-
Presidente está a atribuir ministérios unilateralmente
Oposição no Zimbabwe ameaça romper acordo com Mugabe

-
O líder do principal partido da oposição no Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, ameaçou hoje romper o acordo de partilha de poder assinado com o Presidente Robert Mugabe, se este insistir em atribuir os principais ministérios unilateralmente a membros do seu partido.
-
“Se ele persistir nesta via, não teremos o direito de fazer parte de tal acordo”, afirmou Tsvangirai, designado primeiro-ministro do futuro Governo de união, na partilha de poder acordada a 15 de Setembro. O chefe de Estado atribuiu este fim-de-semana as pastas da Defesa, Negócios Estrangeiros e, entre outras, do Interior aos seus apoiantes.
-
“Renegociaremos até que um acordo seja encontrado” mas sem cedências apenas para agradar Mugabe, acrescentou o chefe do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) frente a milhares de apoiantes reunidos em Harare. Tsvangirai mostrou-se, ainda, muito desiludidos pela falta de equidade do Zanu-PF, partido de Mugabe.
-
Nota do Papa Açordas: Enquanto Mugabe estiver no Poder, não há acordo de governo possível no Zimbabwe. As pessoas já não vivem, sobrevivem. A inflação, em números oficiais, ronda os 231 milhões por cento (231.000.000/%). Os agricultores não têm sementes ou adubos, as fábricas estão encerradas, a África do Sul já não recebe mais cidadãos do Zimbabwe, e o desemprego atinge os 40 %. É esta a triste realidade de um país que, ainda há bem pouco anos, era um exemplo para África.
-
-

3 comentários:

Beko the Great disse...

Mugabe é o ditador que nunca o deixará de ser...Até tem ideias interessantes mas a sede de poder corrompe-o dos pés à cabeça...

Anónimo disse...

Mugabe com ideias interessantes?
Essa é boa ...

carlos disse...

NÃO SEI O QUE OS GOVERNANTES DO MUNDO FAZEM, ENQUANTO HOUVER COMER, E BEBER, PASSEAR, NUNCA SE LEMBRAM DE QUEM ESTÁ A SOFRER, POR ISSO O DITADOR ESTARÁ DE PEDRA E CAL COM A CUMPLICIDADE DOS PODEROSOS.