sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Professores pedem suspensão das avaliações

-
Federação Nacional dos Sindicatos da Educação
Professores de 80 escolas já aprovaram abaixo-assinados para suspender avaliação

-
Professores de cerca de 80 escolas já aprovaram moções ou abaixo-assinados a pedir a suspensão do processo de avaliação do desempenho, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE).
-
A FNE está a fazer ainda o levantamento do número de escolas onde os professores aprovaram o abaixo-assinado contra o sistema de avaliação, mas assegura que o número tem "tendência a aumentar nos próximos dias".
-
No distrito de Vila Real "são já várias" as escolas onde os professores decidiram dar "um salto de coragem" recusando-se mesmo à entrega dos objectivos individuais, suspendendo assim o processo de avaliação, disse o porta-voz do Movimento de Professores Promova. "Podem surgir ameaças e obstinação por parte do Governo, como já têm surgido, mas da parte dos professores eles vão encontrar a mesma obstinação porque não vamos assistir à destruição da escola pública", afirmou Octávio Gonçalves.
-
Depois da maioria dos professores da Escola Camilo Castelo Branco terem assinado uma moção a suspender o processo de avaliação, segue-se agora a Escola de São Pedro, também em Vila Real, com 90 dos 110 profissionais do estabelecimento de ensino a assinarem o documento. A moção, segundo o responsável, rejeita o modelo de avaliação na forma como está estruturado.
-
"Sabemos que já há movimentações nesse sentido na Jerónimo de Amaral (Vila Real), na João Araújo Correia (Régua), Mesão Frio, Vidago, Chaves ou Murça", salientou. Octávio Gonçalves explicou que se trata de um movimento nacional, que se vai alargar até à manifestação de convergência dos professores novamente. "Nós estamos convencidos que isto é imparável e que vai arrastar a esmagadora maioria das escolas e agrupamentos do país", frisou.
-
Nota do Papa Açordas: Porque que é que a aventesma da ministra da (in)ducação não dialoga com os professores, e tentam chegar a uma plataforma de entendimento. Está provado que, a avaliação como está engendrada, não serve. Porquê tanta arrogância?
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Os professores só agora estão a abrir os olhos.Mas ainda é tempo. A destruição da escola é um facto incontestável, mas existe alguém, que nem merece que se nomeie aqui, que anda obcecada com os números.Seguindo este percurso, teremos, num futuro não muito distante, o resultado, pessoas que nem placas de indicaão de localidades saberão ler.