segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Na retranca...sempre!!!

-
Ministro das Finanças participa na reunião do Eurogrupo
Teixeira dos Santos: depósitos bancários em Portugal garantidos “aconteça o que acontecer”

-
O ministro das Finanças anunciou esta tarde que “aconteça o que acontecer as poupanças dos portugueses em qualquer banco que opera em Portugal estão garantidas”. Teixeira dos Santos, que falava no Luxemburgo à margem do Eurogrupo, escusou-se a esclarecer se esta é uma garantia de depósitos ilimitada. Actualmente o Fundo de Garantia de Depósitos garante até um máximo de 25 mil euros de depósitos, em caso de falência e de incumprimento de uma instituição bancária.
-
Vários países europeus têm, nos últimos dias, alargado para cem por cento a garantia de depósitos. Depois da Irlanda, na semana passada, no fim-de-semana foi a vez da Alemanha dar semelhante passo.
-
Nota do Papa Açordas: Este ministro e este governo já nos enganaram tantas vezes (não subiam os impostos, p.ex.), que já não acreditamos neles. O que está garantido, e já estava antes desta personagem ter tomado posse, é um máximo de 25 mil euros por depósito. O resto, são promessas, mentiras e...em 2009, há eleições...
-

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

esperemos que tomem a atitude de outros, que protejam as poupanças das pessoas.

Anónimo disse...

Caro
Papa Açordas,

gostava que me explcassem como se eu fosse muito burro, como é que consegue "garantir" os depósitos das pessoas, se a Economia for por água abaixo?
A Espanha acaba de acompanhar a França e entra também em recessão, a Alemanha, a Bélgica, a Grã-Bretanha, já anunciaram que vão fechar várias fábricas de automóveis (só???), e colocar milhares e trabalhadores na rua, o BCE farta-se de pôr à disposição dos bancos europeus, dezenas de milhares de milhões de Euros, as pequenas e médias empresas em Portugal fecham umas atrás das outras, ainda hoje foi anunciado que fecham em média cerca e 30 estabelecimentos comerciais por dia colocando cerca de 100 empregados no desemprego, a Auto-Europa, a "pérola" do regime, anunciou que vai parar uma semana a começar na próxima quinta-feira com mais duas paragens programadas para Novembro e Dezembro, empresas à beira da falência são centenas ou milhares, logo, mais responsabilidades para a SS com os novos desempregados, estamos numa montanha em que a bola de neve se agiganta acada momento, temos por outro lado ,os nossos clientes estrangeiros habituais, em situação difícil para não dizer crítica, mesmo que andem para aí a anunciar que estão a procurar novos mercados nos PALOP e no Brasil, também este vê fechar uma fábrica da Fiat e ficar com mais uns milhares de desempregados.
Façam-me lá esse favor e expliquem aqui ao burro, num cenário destes, como é que então conseguem garantir esses depósitos?
Tem alguma galinha dos ovos de ouro???
Obrigado.
Cumprimentos.

LUSITANO