sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Combustíveis já custam menos de um euro/litro em Espanha

-
Caíram quase 5% na última semana
Combustíveis já custam menos de um euro/litro em Espanha
-
Os preços médios dos combustíveis em Espanha caíram quase cinco por cento na última semana e em alguns locais já se podem comprar a menos de um euro por litro, segundo dados do Boletim Petrolífero da União Europeia.
-
A média dos preços permanece ligeiramente acima do um euro por litro mas em algumas gasolineiras já se vende gasolina e gasóleo a menos de um euro.
-
Globalmente, diz a «Lusa», o preço médio da gasolina de 95 octanas caiu 4,89% para uma média de 1,057 euros e o do gasóleo, o produto mais vendido, recuou 4,97% para 1,070 euros.
-
Desde Janeiro, a gasolina em Espanha baixou 5,12% e o gasóleo caiu 1,11%.
-
Por outro lado, desde Julho, quando o crude atingiu preços recorde nos mercados internacionais, o preço dos carburantes já caiu 17,16% (gasolina) e 19,49% (gasóleo).
-
Recorde-se que os preços em Espanha continuam abaixo da média europeia. Segundo o Boletim Petrolífero da União Europeia, o litro da gasolina custa em média 1,244 euros por litro na UE a 27 e o do gasóleo custa 1,208 por litro. (Agência Financeira)
-
Nota do Papa Açordas: O que nos vale é estarmos perto da fronteira. No comentário que um leitor fez sobre esta notícia, dizia que hoje tinha metido gasolina 95 a 0,953 €. Em Espanha, claro!
Em Portugal, para baixar de um euro/litro, terá que o barril vir para 20 dólares...Atenção que o governo deve aproveitar a baixa do petróleo, para aumentar o ISP...
-
-

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

20 dólares?

Nem mesmo assim a coisa iria acontecer.

j. manuel cordeiro disse...

Ah, pois, o aumento do ISP vem a caminho. Acontece também que não temos impostos espanhóis... De qualquer das formas, comparando com o passado recente, estamos a pagar 5.573 cêntimos por litro a mais no gasóleo (cf gráfico no Fliscorno).