terça-feira, 5 de agosto de 2008

PCP denuncia roubo da ADSE aos aposentados

-
Aposentados voltam a pagar ADSE nas férias
PCP denuncia que os reformados descontam sobre 14 meses
-
Os aposentados da função pública voltaram a verificar que continuam a descontar para a ADSE- um sistema de apoio na doença específico dos funcionários públicos - sobre o mês de férias que lhe foi pago no final de Julho. Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP, referiu ao DN que a sua bancada denunciou, a 12 de Dezembro de 2007, a "injustiça criada com uma nova legislação que levava os aposentados a terem de descontar sobre 14 meses para a ADSE e não sobre 12, tal como acontece para quem se encontra no activo.
-
A primeira vez que a questão chegou à bancada do PCP foi no final do ano passado, quando os aposentados receberam o subsídio de Natal e verificaram que continuavam a descontar para a ADSE . Nessa altura muitos aposentados fizeram chegar o seu descontentamento ao Parlamento, lembrando o líder parlamentar do PCP que nessa altura " o próprio provedor de Justiça chamou a atenção do Governo para a situação de desigualdade criada entre os trabalhadores e os aposentados".
-
Questionado então pelo PCP, o Ministério das Finanças respondeu, em Fevereiro de 2008, dizendo que a medida estava enquadrada pela lei. Só que em Abril seriam deputados do próprio PS a subscrever um requerimento ao Governo para que este "mande rever as regras de aplicação dos descontos". Nessa altura, o ministro Teixeira dos Santos fez declarações dizendo ir corrigir a situação. Só que até ao momento nada se alterou, pelo que, em nova pergunta às Finanças, o PCP quer saber "se o Governo vai efectivamente alterar a legislação e as razões pelas quais ainda não o fez". Os comunistas querem ainda esclarecer se o ministério tenciona devolver os descontos entretanto feitos. (Diário de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Por que carga de água, um funcionário do Estado, no activo, desconta durante 12 meses para a ADSE, e um aposentado da função pública desconta sobre 14? Atenção, aposentados, nas próximas eleições podem "pagar" esta benesse do governo!!!...
-
-

Sem comentários: