quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Indústria farmacêutica contra unidose

Apifarma diz que pode representar “perigo para a saúde pública"
-
A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) considera que a venda de medicamentos por unidose pode pôr em causa a saúde pública por não estarem acauteladas "as condições exigíveis de qualidade e segurança".
-
A proposta do CDS-PP com este propósito vai ser hoje discutida no Parlamento, destacando que evitaria o desperdício de medicamentos. PSD, BE e PCP concordam com a comercialização generalizada de medicamentos por unidose, mas o Governo compromete-se apenas com a sua dispensa em farmácias hospitalares de venda ao público.-

"Considerar que a distribuição por unidose é resolução do problema dos doentes e uma medida para aumentar a sustentabilidade do sistema de saúde é profundamente irreflectido e demagógico", acusa a Apifarma.
-
A indústria farmacêutica defende antes que "o Estado e todos os intervenientes do sistema de saúde e do medicamento contribuam para a utilização racional do medicamento, promovendo a participação dos profissionais de saúde e dos doentes e assim propiciar uma maior adesão à terapêutica".
-
Desta forma, acrescenta, "o Estado racionalizará também os recursos disponíveis e os custos com a utilização dos medicamentos".
-
-
Nota do Papa Açordas: Em Inglaterra já se vende medicamentos em unidose há muito anos, e, mesmo assim, não deixa de ter uma assistência médica social excelente. Porquê os receios da Apifarma? Diminuição de receitas? É natural...
Ainda hoje se soube que os portugueses devolveram às farmácias em 2007, 600 toneladas de mendicamentos fora do prazo. Para a Apifarma é óptimo! Foi dinheiro que entrou nos seus cofres. Porque é que a indústria farmacêutica faz o que quer em Portugal, e nos outros países não?

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Mas seria um perigo para a saude publica ou para a saude dos bolsos de alguns ?

Acho que vou mais pela segunda hipótese.

quintarantino disse...

Diacho, ia jurar que tinha aqui deixado um comentário.
De qualquer modo, estamos a abordar temas semelhantes.
O 14º comentário ao meu post de hoje é uma recomendação que o enham ler. Espero que não leve a mal.