domingo, 13 de janeiro de 2008

Universidade do Porto lança curso sobre fraude

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (UP) vai lançar um curso sobre Gestão de Fraude. A iniciativa, pioneira a nível nacional, visa preparar técnicos qualificados para detectar e prevenir situações de fraude, num país onde "a economia não registada, ou seja, aquela que não entra na contabilidade nacional, ronda os 20 por cento", segundo adiantou ao Público, Carlos Pimenta, professor catedrático e um dos elementos da direcção do curso.
-
Com início agendado para Março próximo, esta pós-graduação não conferente de grau tem a duração de 270 horas, sendo que os candidaturas decorrem até Fevereiro, não devendo ser admitidos mais de 30 formandos. "Os primeiros deverão sair a 17 de Janeiro de 2009", precisou Carlos Pimenta.
-
Posteriormente, os formandos interessados poderão submeter-se a um exame autónomo na norte-americana Association of Certified Fraud Examiners para obter certificação internacional.
-
Apesar do curso custar cerca de cinco mil euros, o docente confia que não faltarão candidatos, nomeadamente porque "há muitas empresas que sentem necessidade de especialistas nesta área". (Público)
-
-
Nota do Papa Açordas: Oxalá não descambe para os dois lados: especialistas para detectar e especialistas para as fazer...

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

De facto estamos num momento que formar especialistas para detectar a fraude, que nos dias de hoje está cada vez mais sofisticada e criativa...

quintarantino disse...

Ao que se chega. Ter de especializar competências para detectar e impedir a criatividade da economia paralela.