sábado, 12 de janeiro de 2008

Os novos rambos da ASAE

Inspectores da ASAE recebem formação em tácticas paramilitares
-
Inspectores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão a receber formação em tácticas paramilitares e análise de informação, num curso ministrado por agentes do SIS, ex-militares e que contará em breve com formadores da SWAT, o corpo de intervenção da polícia norte-americana, noticia o “Expresso”.
-
No centro de formação da ASAE, em Idanha-a-Nova, que o semanário visitou, inspectores e estagiários, “recebem aulas de direito, aprendem a usar armas numa improvisada carreira de tiro e a dominar técnicas de defesa pessoal”.
-
Da formação faz também parte aulas de análise e tratamento de informação, ministradas por agentes do Serviço de Informação e Segurança (SIS), no âmbito de uma “cooperação específica” entre as duas agências.
-
Os cursos têm a duração de 15 dias, em regime de internato, e alguns formandos dizem que se vive ali “segundo regras mais adequadas a um colégio militar”.
-
Na Arrábida, onde está localizado outro centro de instrução da ASAE, os agentes de fiscalização económica aprendem também técnicas de imobilização e são treinados para situações de perseguição automóvel. Para breve, escreve o jornal, “está programado um curso ministrado pela SWAT, que pretende capacitar os 14 novos estagiários da ASAE nas técnicas de acção ofensiva”.
-
Questionada sobre os moldes desta formação, o gabinete de relações públicas da agência garantiu ao “Expresso” que os cursos estão a ser feitos de acordo com as “especificações necessárias ao integral cumprimento das suas missões” que, em alguns casos, são efectuadas em condições críticas.
-
No entanto, adianta o jornal, dentro da ASAE há quem veja as medidas como “excessivas, dado o âmbito da actuação” da entidade. E adianta que alguns agentes vêm “esta preferência pela componente musculada” como “uma tentativa de transformar um organismo criado especificamente para a fiscalização das actividades económicas numa verdadeira polícia”.(Público)
-
Nota do Papa Açordas: Será que a ASAE se vai transformar em polícia política-económica?
Não me admirava nada...

Sem comentários: