quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Hipertensão Arterial Pulmonar

Doença respiratória rara tratada no "Santo António"

O Hospital de Santo António, no Porto, por saber acumulado e número de doentes tratados, é uma unidade de referência para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, uma doença das artérias dos pulmões (vasos mais duros) que faz com que haja um aumento de pressão da circulação pulmonar e, por isso, exige um maior esforço do coração. É uma doença incapacitante e que leva à morte.
A área das doenças pulmonares ainda é pouco conhecida, o que despertou o interesse de quatro internistas do Hospital. "O estudo de vários casos, a relação com centros internacionais e a divulgação da doença na região Norte, permitiu-nos desenvolver a partir de 2002 uma consulta de hipertensão pulmonar organizada", explica Abílio Reis, chefe do serviço de Medicina Interna 1 do Hospital de Santo António.
Actualmente, a consulta acompanha cerca de 100 doentes de vários pontos do país. No "Santo António", é possível fazer o diagnóstico exacto da doença, bem como estratificar a gravidade da mesma para definir qual o tratamento mais correcto a administrar a determinado doente. (Jornal de Notícias)

Sem comentários: