quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Combate à pobreza ou caça ao voto?

CSI + 75 € = Medida eleitoral sem repercussão entre os idosos
-
No primeiro debate parlamentar de pergunta-resposta, o primeiro-ministro José Sócrates não resistiu a trazer novidades. Três medidas na área social: aumento de 75 euros no Complemento Solidário de Idosos (CSI), actualização de 20 por cento no abono das famílias monoparentais e a criação de um novo apoio para as mães sem carreira contributiva - que até agora não tinham direito a subsídio de maternidade, segundo informa o jornal Público. As medidas deverão entrar em vigor em Abril próximo.
-
O valor de referência do CSI será para 400 euros face aos actuais 323,53 euros, o que vai permitir aos idosos sair da linha da pobreza, sublinhou o ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva.
-
Só que, na prática, não acontece assim. Quem é pobre, pobre continuará. Para o idoso obter esse complemento, é necessário que não tenha filhos, pois se os tiver, juntamente com o seu pedido , terá que juntar o IRS dos seus filhos.
-
O idoso pode não ter qualquer ajuda dos filhos, mas o facto de estarem empregados, leva a que o seu pedido seja indeferido. Sei isto, porque tive um caso na família.
-
É injusto que isto aconteça, e só prova que os nossos políticos apenas estão preocupados com a sua imagem e com as eleições que se aproximam e, nunca com a pobreza em geral.

1 comentário:

amarelissimo disse...

caça ao voto claro. o que se espera quando as eleiçõesd são em junho de 2009. Mais umas mentiras do pinosocrates