José Diogo Quintela, um dos quatro elementos do grupo humorístico Gato Fedorento, foi ontem condenado a pagar 400 euros à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) e enfrenta também a possibilidade de ter de fazer trabalho comunitário.
Por não lhe ter sido atribuída qualquer inibição de condução, o actor pôde sair do tribunal a guiar o seu Peugeot.
-
A decisão judicial surgiu em sequência da detenção do humorista na noite de Ano Novo, por agentes da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, que o fiscalizaram a conduzir com 1,6 gramas de álcool por litro de sangue.Ana Rita Campos, advogada do humorista, disse ao CM que o seu cliente foi julgado “num processo sumaríssimo”. “Foi interrogado por um Procurador do Ministério Público (MP), que invocou o artigo 281 do Código de Processo de Penal, que prevê a suspensão provisória do processo”, explicou a causídica. A medida prevê uma série de contingências que podem fazer com que o Quintela nem sequer vá a julgamento.
-A decisão judicial surgiu em sequência da detenção do humorista na noite de Ano Novo, por agentes da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, que o fiscalizaram a conduzir com 1,6 gramas de álcool por litro de sangue.Ana Rita Campos, advogada do humorista, disse ao CM que o seu cliente foi julgado “num processo sumaríssimo”. “Foi interrogado por um Procurador do Ministério Público (MP), que invocou o artigo 281 do Código de Processo de Penal, que prevê a suspensão provisória do processo”, explicou a causídica. A medida prevê uma série de contingências que podem fazer com que o Quintela nem sequer vá a julgamento.
“Em caso do crime de condução com álcool, se a taxa que foi detectada no condutor se situar entre os 1,2 e os 2,0 gr/l, e caso o réu seja primário, e não tiver resistido às autoridades no decorrer da realização dos testes, nem tiver praticado condução perigosa, o Procurador do MP pode efectuar um despacho com uma sugestão de penas, e que depois serão sancionadas pelo juiz”, referiu outra fonte judicial.
-O processo de José Diogo Quintela preenchia todos estes requisitos, por isso o magistrado que julgou o humorista acabou por promulgar o despacho do MP. Depois de ter aguardado pela decisão do juiz numa sala separada dos restantes 29 arguidos, o ‘Gato’ ficou a saber que teria de pagar 400 euros à APPC e aguardar por uma decisão do Instituto de Reinserção Social. “O processo vai ser analisado, podendo haver a atribuição de uma pena de trabalho comunitário”, acrescentou Ana Rita Campos.
-À chegada, José Diogo Quintela estacionou o seu Peugeot no parque dos advogados e juízes, entrando no Palácio da Justiça deitado no banco de trás do Mercedes dos advogados. À saída, e para voltar a evitar os jornalistas, tornou a receber ‘boleia’ no banco traseiro do Mercedes, que o conduziu até ao estacionamento. (Correio da Manhã)
--
Nota do Papa Açordas: A advogada diz que José Diogo não fez condução perigosa, mas a primeira notícia diz que ele tentou fazer uma ultrapassagem pela direita, mesmo nas barbas da Polícia...
Quanto à pena, conheço "Zés Povinhos" que, com uma taxa de 1,2, apanharam multas maiores e ficaram com a carta apreendida... e não tinham cadastro...
Não há dúvida, é como o Presidente da República diz, a justiça bateu no fundo...
2 comentários:
Esperavas o quê.
Se fosse um sacana qualquer (como eu ou tú) entrava-mos pela porta da frente (o tipo entrou pelas traseiras), esperava-mos na sala do povinho (o tipo esperou que a carraspana lhe passasse na sala dos advogados), a carta de condução ía às malvas (o tipo saíu a conduzir como se nada fosse), etc., etc..
Amigo,
um país que dá mais valor a quem diz umas atoardas e algumas piadas de circunstância, um país que valoriza o imediatismo vedetoide de uns quantos papa-açordas, e nem sequer dá valor a quem transborda em suor (corporal ou intelectual) no dia a dia, um país que remete para a miséria 20% do seu martirizado povo, um país em que os cidadãos são meros números estatisticos, amigo, um país assim só este.
Essa é lá como a do Luisão... ele que se saiba nada e os serralheiros que com ele tiveram o azar de ser apanhados, pimba!!!
Enviar um comentário