terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Número do desemprego adulterado

Bagão Félix acusa IEFP de manipular dados

O antigo ministro das Finanças e da Segurança Social, Bagão Félix, acusou ontem o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de manipular os números do desemprego transformando "pseudodesempregados em pseudoempregados", segundo informa hohe o Público.
-
Nas jornadas parlamentares do PSD, onde falou da situação económica e orçamental do país, Bagão Félix desafiou os deputados a investigarem o que se passa no IEFP. "Há situações que têm a ver com a limpeza de ficheiros e a caracterização de muitos programas de emprego e formação profissional como situações de trabalho", denunciou. "Houve uma inversão total da tendência verificada até agora e os números de desempregados é agora inferior no IEFP do que o divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas".
-
O exemplo serviu para ilustrar a fragmentação social decorrente da política socialista, mas também para criticar "o modo falacioso e fantasioso" do executivo para apresentar resultados. Bagão Félix disse que no Governo de Sócrates não houve qualquer consolidação orçamental. Lembrou que em 2002/2003 o défice ficou abaixo dos 3 por cento e não foi com o aumento de impostos, como agora. (Público)
-
-
Nota do Papa Açordas: A grande e verdadeira limpeza dos ficheiros, irá ocorrer no final deste ano, até às eleições legislativas de 2009.

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Têm toda a razão, a festa de 2009 terá de ser preparada com antecedência, dar uma limpeza na casa, arrumar os relatórios, abrilhantar os números, enfim normal...

quintarantino disse...

O Bagão fala, mas esquece-se que no seu tempo habilidades contabilísticas no IEFP também não faltavam neste domínio...

Já agora, obrigado pelo texto.