terça-feira, 24 de março de 2009

"Painéis solares termodinâmicos": a vender gato por lebre com o apoio do governo...

-
Para assinalar a segunda fase de expansão da fábrica
Especialistas de energia denunciam "embuste" na visita de Sócrates e Pinho à Energie

-
A visita de José Sócrates e de Manuel Pinho às instalações da Energie para assinalar a segunda fase de expansão da fábrica que produz o que designa por "painéis solares termodinâmicos" está a desencadear uma série de protestos por parte dos principais responsáveis pela investigação e indústria solar no país.
-
"É uma empresa que assenta a sua propaganda num embuste", denuncia Eduardo Oliveira Fernandes, ex-secretário de Estado da Energia e académico que desenhou a política energética do actual Governo, no que é acompanhado por Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal e presidente da Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES), e por Manuel Collares Pereira, considerado um dos principais especialistas em energia solar no país, ex-investigador do INETI e responsável pela empresa fabricante de painéis solares térmicos Ao Sol. Os três especialistas clamam que o produto da Energie, fabricado na Póvoa de Varzim, é "publicidade enganosa" - mostram tratar-se de uma bomba de calor accionada a electricidade com apoio secundário em energia solar e não de um painel solar térmico - e atribuem o incentivo político do primeiro-ministro e do ministro da Economia, com a visita efectuada, a uma possível ausência de apoio técnico adequado pelos respectivos gabinetes.
-
Também a associação ambientalista Geota se associa às críticas. "A pretexto de vender energia solar, [a Energie] vende mais electricidade", diz Manuel Ferreira dos Santos, um dos responsáveis da organização, que equipara o funcionamento do sistema da Energie a um "frigorífico ao contrário" que continua a ser alimentado por energia eléctrica, não solar, restando o que diz ser uma "acção de marketing bem conseguida".
-
Nota do Papa Açordas: Mais uma trapalhada do governo... Quando é que Sócrates faz uma coisa que se diga bem feita? Agora vai financiar bombas de calor como se fossem painéis solares térmicos, quando já sabe que se trata de um embuste?Vamos de mal a pior...
-
-

4 comentários:

Anónimo disse...

nao tenho paineis solares termodinamicos da ENERGIE mas conheço quem tenha - uma residencial na minha cidade- a verdade é que esta bem contente com o resultado desdes paineis.e é preferivel estar calado do que falar de uma coisa que naose sabe

Anónimo disse...

Evеryone loves it when pеοple come togethеr and share
іdeas.

Feel free to ѕurf to my webpage: corе training exeгсises *champions-of-light.com*

Anónimo disse...

I’ve been suгfing onlіne morе
thаn thгee hours today, уet I never fοund any interesting article liκe yours.
It’s pretty worth enough for me.
In my opіnion, if all sіte
owners and blοggers made good
contеnt as you did, the net wіll be
much more uѕeful than evеr before.

Feel free tо ѵisit my blog - garden

ANDRAINO ADAMS disse...

Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.