sexta-feira, 20 de março de 2009

Antena 1 - a reboque do governo...

-
Partido considera que publicidade “atenta contra a liberdade de expressão”
PSD pede demissão da direcção da Antena 1 depois de anúncio contra manifestações

-
O PSD pediu hoje a demissão da direcção da Antena 1, devido ao "spot" publicitário de promoção à informação da rádio, que considera "atentar contra a liberdade de expressão e de manifestação".
-
O anúncio de meio minuto mostra carros parados e, num deles, com o rádio ligado na Antena 1, a jornalista Eduarda Maio - uma das principais vozes da rádio pública e autora do livro Sócrates: "O Menino de Ouro do PS", a biografia autorizada do primeiro-ministro lançada em 2008 - diz ao condutor que há ali uma manifestação. Quando este lhe pergunta contra quem é o protesto, Maio responde-lhe que é contra ele e "contra quem quer chegar a horas".
-
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, o deputado social-democrata Luís Campos Ferreira defendeu a demissão da direcção da rádio pública. "A tutela da Antena 1, rádio paga pelos contribuintes (...) deve tomar uma atitude digna, e só há uma: demitir os responsáveis que puseram o anúncio", disse Campos Ferreira. Para o PSD, o anúncio "divide os portugueses, coloca-os uns contra os outros".
-
O "spot" publicitário mereceu igualmente críticas da restante oposição.O “spot” também vai motivar uma queixa da CGTP ao Conselho de Opinião da RTP, como avançou hoje o PÚBLICO. O PCP admite, ainda, chamar ao Parlamento a administração da RTP se não for retirado um anúncio de 30 segundos à rádio pública, a Antena 1, que descreve como uma “ofensa” a “um direito fundamental” - o direito à manifestação.
-
Nota do Papa Açordas: Este anúncio exemplifica bem a manipulação dos orgãos de informação públicos. O sr. Sócrates, como não reconhece o direito de manifestação, quer fazer um paralelismo do embaraço que estas causam na deslocação dos cidadãos...No mínimo, é sacanice o que a Antena 1 está a fazer com o acordo do governo...
-

Sem comentários: