quinta-feira, 19 de março de 2009

"Os Vampiros" do PS

-
Mandato já terminou há oito meses mas ainda não há consenso quanto ao seu sucessor
Nascimento Rodrigues denuncia “apetite” do PS pelo cargo de Provedor de Justiça

-
O Provedor de Justiça denunciou hoje aquilo que diz ser o “apetite” do PS pelo cargo, na revista “Visão”. O mandato de Nascimento Rodrigues terminou há oito meses mas entre o PS e o PSD ainda não há consenso quanto ao seu sucessor.
-
Nascimento Rodrigues, no cargo desde Junho de 2000, invocou Os Vampiros, de Zeca Afonso: “O PS já ocupa todos os altos cargos públicos, faz lembrar o Zeca Afonso: ‘eles comem tudo’”. Segundo o responsável, “deveria caber ao segundo partido [o PSD] a escolha” para se conseguir um “quadro mais vasto de equilíbrio democrático de poderes”.
-
A “Visão” lembra que nos últimos meses têm sido propostos pelo PS nomes como Freitas do Amaral, António Arnault e Rui Alarcão. Mas estes foram rejeitados pelo PSD, que apresentou Laborinho Lúcio. Por sua vez, este nome foi descartado pelos socialistas.
-
Este “braço de ferro” assemelha-se, segundo Nascimento Rodrigues, a uma “comédia à portuguesa” e “desprestigia os decisores políticos, intranquiliza o funcionamento normal da Provedoria e deixa os cidadãos cada vez mais descrentes da qualidade da nossa democracia”.
-
Mas apesar de comédia, é pouca a vontade para rir. “O país acha admissível que o provedor continue refém destas circunstâncias até ao fim do ano ou, quem sabe, até depois?”, questiona.
-
O ainda Provedor de Justiça sente “desencanto com a visível degradação da qualidade da vida política” em Portugal e acomoda-se mal por se “ver obrigado a permanecer no exercício de um mandato cujo prazo legal está longamente excedido (...). Sou uma espécie de ‘Provedor Matusalém’”.
-
Nota do Papa Açordas: O PS, na sua ânsia vampiresca, tudo quer ocupar. Como Nascimento Rodrigues declarou, e muiro bem, o PS já ocupa todos os altos cargos públicos, pelo que, ao ocupar o cargo de Provedor de Justiça, limita muito os direitos dos portugueses a se queixarem da Administração Pública. Esperemos que o sr. Presidente da República esteja atento, e se oponha a mais este assalto ao poder, por parte de quem já mostrou que não sabe governar.
-

Sem comentários: