sexta-feira, 13 de março de 2009

EDUCAÇÃO: Sindicatos defendem emprego e qualidade educativa das escolas públicas

-
Plataforma entregou abaixo-assinado
Educação: sindicatos acusam tutela de potenciar desemprego com novo concurso

-
“É por isso que aqui estamos: em defesa do emprego e em defesa da qualidade educativa das escolas públicas”. Foi desta forma que o porta-voz da Plataforma Sindical dos Professores, Mário Nogueira, resumiu o objectivo do abaixo-assinado contra as regras do novo concurso de professores que entregou esta manhã no Ministério da Educação.
-
De acordo com os sindicatos, a legislação que regula o concurso – que arranca hoje e que se prolonga até dia 9 de Abril – foi imposta de forma unilateral pela tutela, que acusam de não ter considerado “nada do que de essencial as organizações sindicais propuseram” durante as negociações.
-
As principais críticas dos docentes centram-se na fusão dos quadros de escola (QE) e de zona pedagógica (QZP) nos quadros de agrupamento (QA), na transferência automática de professores para este último, no facto da avaliação docente contar para a progressão na carreira (tendo da sido pedida junto da Procuradoria-Geral da República a fiscalização desta norma), na substituição das colocações cíclicas por uma bolsa de recrutamento, no impedimento da mobilidade de professores titulares e na periodicidade do concurso.
-
Nota do Papa Açordas: Esta equipa do Ministério da Educação apenas se tem dedicado a desmantelar a qualidade educativa e fomentado o desemprego entre os professores. Até quando?...
-

Sem comentários: